Governo Federal desbloqueia recursos do FPE de Alagoas

O governo federal, por meio do Tesouro Nacional, desbloqueou os recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) que seriam para quitar parte da dívida de R$ 45 milhões com a União.

A informação foi dada hoje pelo vice-governador Luis Abílio durante a abertura do 1º Festival Gastronômico Sabor das Lagoas, evento que reúne 35 bares e restaurantes dos arredores de Massagueira, Barra Nova, Marechal Deodoro, praia do Francês e Pontal da Barra.

“Tenho a felicidade de anunciar o desbloqueio das contas do Estado. A Procuradoria da Fazenda reviu a sua posição, antes mesmo do pronunciamento da Justiça, que nós já tínhamos apelado pelo Supremo Tribunal Federal. O dinheiro do Estado não é nosso, e sim de todo povo alagoano”, comentou Abílio.

Sobre o festival, o vice-governador ressaltou a importância do evento para a economia de Alagoas e desenvolvimento do turismo. “O que estamos fazendo agora é dar um sentido profissional, e que tenha um viés econômico importante, envolvendo principalmente, as pequenas e microempresas com objetivo de promover o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Abílio disse que o governo tem trabalhado com intensidade, por acreditar que uma das saídas para o desenvolvimento social, é o investimento na área de turismo. “Maceió é a capital mas bem servida de restaurantes do país. Não temos a quantidade que as grandes cidades têm, mas nós temos uma qualidade que até certo ponto rivaliza com as grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, completou.

O vice-governador ressaltou que o governo do Estado tem apostado todas as fichas no Programa de Arranjos Produtivos Locais e que tem contado com várias parcerias, entre elas a do Sebrae. “A nossa presença aqui é para consolidar cada vez os resultados obtidos nos APLs”.

A estimativa é que o festival, aberto ao público, atraia mais de 5 mil visitantes, ampliando o número de freqüentadores dos estabelecimentos participantes, além de promover os pequenos negócios gastronômicos e dar visibilidade jornalística local e nacional à região, seguindo a proposta do Arranjo Produtivo Local (APL) da Região das Lagoas.

Durante os dez dias de festival, os apreciadores da culinária alagoana podem contar com uma variedade de pratos especialmente elaborada para a ocasião. A região é conhecida por oferecer delícias à base de frutos do mar, como as fritadas de moluscos e crustáceos, as peixadas de cavala, arabaiana ou curimã feitas no coco e os caldinhos de sururu, camarão e maçunim. Os participantes que saborearem uma das iguarias inscritas no evento receberão um livro exclusivo com todas as receitas selecionadas. As fotos dos pratos e a listagem dos restaurantes estão disponíveis no site www.al.sebrae.com.br.

A Região das Lagoas abrange a área das lagoas Mundaú, Manguaba, Niquim e Roteiro, as ilhas, praias, matas, vilas, cidades e os manguezais que compõem um complexo considerado o maior pólo gastronômico do Nordeste.O festival é uma realização do Sebrae, junto com o governo do Estado, através do APL da Região das Lagoas, dentro do Programa de Arranjos e Territórios Produtivos Locais (PAPL), com o apóio das secretarias executivas de Planejamento e Orçamento, de Turismo e de Comunicação, do Senac, da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e da iniciativa privada.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos