Semana de Combate à Tuberculose terá abertura amanhã no Centro de Maceió

A Semana Nacional de Combate à Tuberculose acontecerá entre os dias 17 e 25 deste mês, O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, visa divulgar informações sobre sintomas, tratamento e controle da doença. Durante a semana, a mobilização acontece em escolas e unidades básicas de saúde.

O primeiro dia do evento, acontece no centro da capital, das 8h às 14h, na programação uma equipe de médicos e enfermeiros estarão no local para fazer exame de escarro (responsável pela detecção da doença) e distribuição de material informativo. O resultado do exame estará disponível, em um prazo máximo de dois dias na unidade de Saúde próxima à residência do paciente. Se a doença for detectada, a pessoa será encaminhada ao tratamento.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Vanessa Almeida do Nascimento trata-se de doença infecciosa que mais mata no Brasil. Atualmente, são registrados cerca de 90 mil novos casos por ano no país. Em Maceió, foram diagnosticados no período de janeiro a outubro deste ano, cerca de 440 casos.

Doença

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por um bacilo que ataca pulmões e regiões do corpo, como rins, olhos e ossos. É transmitida através do ar, tosse, espirro ou saliva da pessoa contaminada, principalmente em lugares fechados. Seus principais sintomas são tosse com escarro por mais de quatro semanas, perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e nas costas, além de febre.

O tratamento dos portadores de tuberculose dura em média seis meses, e é realizado através de medicamentos. Os responsáveis pelo programa de combate à tuberculose orientam que após iniciado, o tratamento não deve ser interrompido.

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *