SMS promove ações de combate à tuberculose

Alagoas24horasSemana de Combate à Tubercule

Semana de Combate à Tubercule

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Epidemiologia, inicia hoje a Semana Nacional de Combate à Tuberculose, promovendo várias atividades para divulgar informações sobre sintomas, tratamento e controle da doença. Hoje, as ações se concentrarão no centro da cidade, na Rua do Livramento, e vão até o dia 25. A mobilização acontecerá nas escolas e unidades básicas de saúde.

A programação no Centro da cidade se estenderá até às 14h, com estrutura montada para realização do exame de escarro (responsável pela detecção da doença), presença de equipes para acompanhamento dos usuários e distribuição de material informativo. O resultado do exame estará disponível em no máximo dois dias e, ao ser detectada a doença, o indivíduo infectado será encaminhado à unidade responsável pelo tratamento.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Vanessa Almeida do Nascimento trata-se de doença infecciosa que mais mata no Brasil. Atualmente, ocorrem cerca de 90 mil novos casos por ano no país. Em Maceió, foram diagnosticados no período de janeiro a outubro deste ano, cerca de 440 casos. Em 2004, 12 pessoas morreram acometidas pela doença.

DOENÇA

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por um bacilo que ataca pulmões e regiões do corpo, como rins, olhos e ossos. É transmitida através do ar, tosse, espirro ou saliva da pessoa contaminada, principalmente em lugares fechados. Seus principais sintomas são tosse com escarro por mais de quatro semanas, perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e nas costas, além de febre.

O tratamento pode ser realizado em alguns centros de saúde de Maceió e dura em média seis meses, por meio de medicação via oral. Os responsáveis pelo programa de combate à tuberculose orientam que após iniciado, o tratamento não deve ser interrompido.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos