Integração do São Francisco é "uma questão de justiça social", diz Lula

Brasília – O projeto de integração das bacias do Rio São Francisco "é uma questão de justiça social", segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva dada para nove emissoras de rádio. "Nós vamos extrair do Rio São Francisco apenas 1% da água, para levar água para beber a 12 milhões de pessoas que moram no semi-árido", disse Lula.

O presidente lembrou que a revitalização do Rio São Francisco integra seu projeto de governo, porque há muito tempo "as pessoas jogam esgoto nos afluentes do Rio São Francisco e desmatam todo o cerrado que permeia as margens do rio. Ela afirma que o governo está propondo recuperar "isso tudo para que a água a ser levada para o semi-árido não seja um transtorno para o Rio São Francisco".

O projeto de revitalização, segundo Lula, é um projeto de "cunho social extremamente forte", que vai beneficiar a população que vive em quase 200 cidades que vivem às margens do Rio São Francisco. "Estamos com uma PEC [proposta de emenda constitucional] no Congresso para aprovar. Ela estabelece a quantia de 300 milhões de reais por ano para que a gente faça a revitalização do São Francisco", argumentou Lula.

Ao ser questionado sobre a Ferrovia Norte-Sul, o presidente disse que a obra é importante para o desenvolvimento do país e anunciou que no começo de 2006 deverá ir para Goiás dar início a um outro trecho da Ferrovia Norte-Sul. O presidente destacou as negociações que o governo brasileiro está realizando com empresas chinesas, para que a obra da Norte-Sul seja concluída.

"A Ferrovia Norte-Sul é importante para o escoamento da produção de um estado que cresce de forma extraordinária como Goiás e para a região Centro-Oeste do Brasil", explicou Lula.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos