Alagoanos comemoram Dia Nacional da Consciência Negra

Comunidades quilombolas sofrem com pobreza
Comunidades quilombolas sofrem com pobreza

Hoje é dia de festa no município de União dos Palmares. O motivo é a comemoração alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra que une pessoas de todas as raças, crenças, tribos no mesmo espaço e pelo mesmo ideal: a luta pela igualdade racial.

Centenas de pessoas, entre artistas, políticos, sociedade civil em geral, sobem a Serra da Barriga, em União dos Palmares, neste domingo da Igualdade Racial para cantar, dançar e se orgulhar do povo guerreiro que possui.

Realizada há cerca de 25 anos, pelo Movimento Negro do Estado, a festa em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, está sendo organizada pela Secretaria das Minorias, que trabalha a Igualdade de gêneros no Estado. Para a secretária Patrícia Mourão a festa significa um momento de essencial importância para Alagoas.

“Na realidade, o significado das comemorações do Vinte de Novembro é essencialmente simbólico e tem muita importância para Alagoas onde aconteceu a maior resistência à ordem instituída no mundo, no início da colonização européia das Américas, antes da deflagração da revolução francesa e da norte-americana. O que significa dizer que foi a primeira revolução com idéia republicana nas colônias européias de toda América. Tudo isso aconteceu aqui, em Alagoas, na Serra da Barriga, no Quilombo dos Palmares. Não tem como não se orgulhar”, ressalta a secretária das minorias.

Programação

A festa está sendo dividida em dois momentos. Hoje pela manhã, ocorreram rituais e festejos com conotação histórica, cultural que se referem também aos povos quilombolas.

À tarde, na cidade de União dos Palmares, os rituais são dedicados à figura de Zumbi dos Palmares como Herói Nacional, como a parada cívico-militar que é a homegem das Forças Armadas. Logo após será realizada a cerimônia da entrega da Comenda Zumbi dos Palmares que é a mais importante comenda de Alagoas e se equipara à Comenda Tiradentes, em Minas Gerais e, do ponto de vista nacional, à Ordem do Rio Branco.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos