II Conferência Estadual do Meio Ambiente será concluída hoje

Está terminando hoje, após dois dias de intensas discussões sobre políticas ambientais integradas e uso sustentável dos recursos naturais, a II Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), entre outras entidades, na Universidade Federal de Alagoas.

Com o objetivo de garantir a participação de todos os segmentos da sociedade para construir alternativas para a gestão ambiental no Brasil, a Conferência também pretende eleger 30 delegados que representarão Alagoas na II Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, no período de 10 a 13 de dezembro, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Segundo Nazir Salman, membro da comissão organizadora estadual, todos os estados estarão realizando conferências estaduais para coletar subsídios e eleger os delegados que representarão os estados e Brasília na conferência nacional. “Os 30 delegados de Alagoas serão escolhidos obedecendo ao seguinte critério: 50% de representantes de ONGs e movimentos sociais, 30% do setor econômico e 20% do setor público”, explica.

Para os organizadores do evento em Alagoas, a presença dos conferencistas dos mais diversos segmentos da sociedade garante que cada vez mais pessoas estarão integradas ao processo de preservação do meio ambiente.

A Eleição dos delegados se dará a partir das 15h, e o encerramento das atividades será às 18h.

Debates

Este ano o tema central, tanto das Conferências Estaduais, quanto da Nacional é “Políticas Públicas Integradas e o Uso Sustentável dos Recursos Naturais” que reflete o propósito de fazer o debate e a ação avançarem na direção da sustentabilidade sócio-ambiental, segundo os princípios estabelecidos nas diretrizes do Ministério do Meio Ambiente.

Em torno do debate central também serão refletidos sub-temas como a Transversalidade; Fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente; Controle e Participação Social. Estes sub-temas que definem o escopo do Texto-Base sintetizam o universo dos propósitos e das preocupações do conjunto do Governo Federal e, particularmente, do Ministério do Meio Ambiente, em sua absoluta determinação de firmar sólida cumplicidade com todos os setores sociais para cuidar do Brasil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos