Coesão gramatical e uso do pronome demonstrativo: "já que o mesmo…"

“Dentro de instantes, Cotta deve anunciar o nome do delegado que assumirá as investigações sobre a morte de Fidélis, já que as mesmas foram suspensas depois que o delegado indicado para apurar o caso, Marcílio Barenco, pediu afastamento alegando excesso de trabalho e motivos pessoais.”

O fragmento reproduzido acima foi extraído de notícia publicada na Internet sobre as investigações da morte do empresário Fidélis, que estava cumprindo pena em um presídio na cidade de Maceió.
Do ponto de vista gramatical, o texto aponta para dois problemas: a coesão gramatical (estabelecimento de relações sintático-semânticas entre as orações por meio de conjunções) e o emprego do pronome demonstrativo “mesmo”.
A locução conjuntiva “já que” exprime causa (equivale ao “porque”). Segundo o texto, então, a suspensão das investigações é a causa do anúncio do novo nome. Não há uma relação imediata de causa entre essas duas idéias. Existe antes uma relação de tempo que permeia as partes do texto. Pretende-se informar que as investigações estão suspensas desde que o delegado então designado para cuidar do caso pediu afastamento e que, agora, elas (e não “as mesmas”) serão retomadas.
A outra questão a examinar é o emprego do pronome “mesmo”, um demonstrativo, como se fosse um pronome pessoal. Lembre-se de que os pronomes pessoais (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) não apenas nomeiam as pessoas do discurso mas também substituem os substantivos. O pronome demonstrativo “mesmo” pode substituir uma frase inteira, mas não um substantivo. Assim: “Caminho todos os dias. Seria bom que você fizesse o mesmo”. “O mesmo” na frase anterior significa “caminhar todos os dias”. Esse pronome também é empregado para reforçar outros pronomes ou substantivos. Assim: “Ele mesmo recebeu os clientes da empresa”. Pode ainda, anteposto ao substantivo, significar que uma coisa é igual à outra. Assim: “Ela mostrou o mesmo comportamento do irmão”, ou seja, um comportamento igual ao do irmão.

Veja, abaixo, uma sugestão para reformular o texto:

Dentro de instantes, Cotta deve anunciar o nome do delegado que assumirá as investigações sobre a morte de Fidélis, suspensas desde que o delegado indicado para apurar o caso, Marcílio Barenco, pediu afastamento alegando excesso de trabalho e motivos pessoais.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos