Portadores de deficiência participam do Circuito Paraolímpico

“O compromisso do meu governo é tratar com respeito e dignidade os portadores de deficiência, ajudando essas pessoas a terem uma vida melhor”, afirmou o governador Ronaldo Lessa ao participar, hoje, em Palácio, do lançamento do I Circuito Paraolímpico de Alagoas. Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, o evento acontecerá entre os dias 26 e 27 na Vila Olímpica do Sesi Cambona e vai reunir cerca de 150 atletas.

Em seu discurso, Lessa lembrou que foi na sua passagem pela prefeitura de Maceió e agora pelo governo do Estado que se passou a aplicar a lei que garante a reserva de vagas para os portadores de deficiência em concursos públicos. “Estamos vencendo o preconceito contra essas pessoas, que a cada dia nos dão uma lição de vida”, ressaltou.

O governador pediu também que todas as secretarias e órgãos públicos se comprometessem em desenvolver uma política em favor da categoria, tirando essa responsabilidade apenas da pasta de Esporte e Lazer. ”O compromisso de vencer todo esse preconceito é de todo o governo, não de uma só secretaria”, afirmou.

O circuito paraolímpico vai reunir cerca de 150 atletas, incluindo deficientes físicos, visuais, auditivos, mentais, autistas e leucêmicos, que vão disputar as modalidades de futsal, natação, atletismo, judô, basquete e tênis de mesa.

"Tenho certeza que durante esse primeiro circuito a sociedade vai presenciar o talento dos atletas paraolímpicos”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Sextafeira, acrescentando que o evento tem por objetivo promover a inclusão social e incentivar a prática da cidadania junto aos portadores de deficiência.

Na ocasião, Sextafeira anunciou que Maceió vai sediar, no período de 30 deste mês a 10 de dezembro a Copa Sub-20 de Futebol, que vai reunir oito equipes locais e mais oito de estados nordestinos. A pasta também está organizando os primeiros jogos abertos da Melhor Idade, que deverá acontecer provavelmente em janeiro.

Prestigiaram a solenidade atletas vencedores de diversas modalidades, como João Tenório Araújo e Rosiane Santos Ferreira, e também o assessor especial do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vanilton Senattori.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos