Reforma do Hospital de Rio Largo será entregue até o final do ano

O governador Ronaldo Lessa visitou, hoje, as instalações do hospital geral Ib Gatto Falcão, na cidade de Rio Largo, que vêm sendo totalmente reformadas pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria Executiva de Saúde, para atender à população do município e do entorno do Tabuleiro do Pinto.

As obras, que vêm sendo realizadas dentro do cronograma estabelecido e com recursos próprios do tesouro estadual na ordem de cerca de R$ 180 mil, estão com mais de 90% das dependências prontas, com previsão de entrega à população até o final deste ano.

“São várias melhorias que estamos fazendo na parte física e de equipamentos médicos do hospital para aperfeiçoar o atendimento à população de Rio Largo. Dentro dessas melhorias no atendimento, pretendemos também que as pessoas evitem se deslocar até a Unidade de Emergência, em Maceió, porque aqui terão o mesmo serviço à disposição”, informou Lessa.

Além da parte física, o governo de Alagoas, em parceria com o governo federal, ampliou os serviços e equipamentos do hospital ao adquirir modernos aparelhos cardiológicos e de ultrassonografia, melhoria e ampliação do atendimento obstétrico, além da reequipação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Com esses novos equipamentos e a reforma de toda parte física do hospital, a gente vai ampliar o atendimento e evitar que cerca de 20% da população de Rio Largo se desloque até a capital para um atendimento, às vezes, simples”, completou a secretaria executiva de Saúde, Kátia Born.

A secretária disse ainda que para ampliar a cobertura no atendimento no hospital Ib Gatto Falcão, cerca de 200 profissionais aprovados em concurso público feito na administração do governador Ronaldo Lessa deverão ser chamados nos próximos dias.

Na visita ao hospital, que contou ainda com a recepção da prefeita de Rio Largo, Vânia Paiva, estiveram presentes o diretor da Coordenadoria de Emergência Armando Lages, Tadeu Muritiba, a médica Jaci Quintella, e o diretor-presidente do Serviços de Engenharia de Alagoas (Serveal), Carlos Alberto Freitas.

Qualysus

Em seguida, o governador Ronaldo Lessa aproveitou para visitar também as instalações do Hospital-Escola José Carneiro, localizado no Trapiche da Barra, onde constatou diversas melhorias de uma reforma recente feita em várias dependências da unidade para minimizar a superlotação na Coordenadoria de Emergência Armando Lages, que fica vizinha ao José Carneiro.

Na ocasião, Lessa foi informado pela secretária Kátia Born, de que o governo federal poderá liberar nos próximos dias recursos da ordem de R$ 14 milhões para um convênio com o Qualysus, programa na área de saúde federal.

Para a liberação dos recursos, o governo de Alagoas e o governo federal assinarão um convênio para que sejam iniciadas as obras do novo hospital geral, que deverão aproveitar as dependências (ampliação e reformas) da Coordenadoria de Emergência Armando Lages, bem como de parte do Hospital-Escola José Carneiro. Nesse caso, o governo de Alagoas, de acordo com Kátia Born, deve entrar com contrapartida de 10% no valor total da obra.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos