Encontro sobre alimentação reúne Brasil e Argentina

O Instituto Social Brasil-Argentina (Isba) promove no dia 30 próximo e em 1º de dezembro seminário sobre segurança alimentar e nutricional e alimentação escolar, nas cidades fronteiriças de Barracão, Paraná; Dionísio Cerqueira, Santa Catarina, e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. “Queremos promover um debate entre as autoridades dos dois países no momento em que o programa de alimentação escolar brasileiro é objeto de interesse da comunidade internacional”, disse o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), José Henrique Paim Fernandes. Ele destacou que o programa motivou a assinatura de acordo entre o Brasil e o Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para disseminação do modelo brasileiro em países em desenvolvimento.

A primeira fase do seminário, no dia 30 — Dia da Amizade Brasil–Argentina —, ocorrerá no lado brasileiro da fronteira. Haverá palestras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, a cargo do FNDE, e sobre o Programa de Aquisição de Alimentos, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Também serão apresentadas experiências inovadoras e bem-sucedidas em alimentação escolar desenvolvidas pelos municípios de Capanema e Apucarana, Paraná, e Concórdia, Santa Catarina, e os governos dos dois estados. Autoridades e técnicos brasileiros e argentinos procurarão identificar as oportunidades locais de cooperação em diversas áreas, como alimentação escolar, orientação nutricional, produção animal e vegetal e a formação de hortas escolares conjuntas.

As atividades do primeiro dia serão encerradas com uma palestra da chefe do Departamento de Apoio Escolar do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar), a nutricionista Márcia Stolaski, sobre caminhos da alimentação escolar no Brasil.

A programação do segundo dia, em Bernardo de Irigoyen, está sendo definida pelas autoridades argentinas.

Fonte: Mec

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos