Centro de testagem e aconselhamento itinerante é realizado no Vergel

Durante todo o dia, os moradores do bairro do Vergel tiveram a oportunidade de realizar uma série de exames voltados para o diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a Aids e a sífilis. O atendimento faz parte das atividades do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encerrado no final da manhã de hoje, com o atendimento à população na Unidade de Saúde Rolland Simon, localizada no Vergel.

O prefeito Cícero Almeida esteve no local, no início da manhã, para abrir os trabalhos na Unidade de Saúde, que foi a quinta e última do município a sediar o CTA Itinerante. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, João Macário, Almeida destacou a importância da campanha, que percorreu outros bairros, como Clima Bom, Benedito Bentes, Jacintinho e Graciliano Ramos.

Já o secretário alertou aos moradores sobre a importância do uso de preservativos como principal forma de prevenção às DSTs. Além de camisinhas, os moradores receberam cartilhas socioeducativas e assistiram a uma peça teatral tratando sobre o tema.

Segundo a coordenadoria do Programa DST-Aids em Maceió, o CTA Itinerante tem ajudado a ampliar o acesso da população aos testes de HIV e sífilis, possibilitando o rápido diagnóstico das doenças e a assistência adequada aos portadores do vírus.

Após ser coletado, o sangue do paciente é levado a um laboratório especializado que disponibiliza o resultado em um prazo máximo de 15 dias. A realização dos exames será intensificada no PAM Salgadinho na próxima quinta-feira, quando será comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

13º SALÁRIO

Ainda no encerramento do CTA Itinerante, Cícero Almeida anunciou que o pagamento do 13º salário dos servidores municipais será feito até o dia 5 de dezembro. Já o pagamento do salário de dezembro será antecipado para o dia 24, véspera de Natal.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos