Curso capacita profissionais para o combate a hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizou até hoje, em seu auditório, o Curso Básico Para Eliminação da Hanseníase. O objetivo do evento é atualizar médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF), para as ações de eliminação da doença.

Cerca de 80 profissionais do PSF compareceram ao evento. O curso vai permitir aos profissionais de saúde SMS diagnosticar os sintomas da doença na sua fase inicial, o que possibilitará o tratamento dos pacientes ainda na etapa precoce da doença.

Em 2005 já foram diagnosticados 120 novos casos da hanseníase em Maceió. Para a Coordenadora Municipal de Eliminação da Hanseníase, Quitéria Vânia Bernadino Barbosa, com a capacitação dos médicos e enfermeiros, a SMS vai dobrar o número de Unidades de Saúde que fazem o diagnóstico e o tratamento da doença.

A hanseníase é uma doença causada por um micróbio que atinge a pele e os nervos. Os sintomas da doença são manchas dormentes na pele, esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, caroços e inchaços no rosto e nas orelhas, dormências nas mãos e nos pés.

O tratamento da doença pode ser feito em 16 Unidades de Saúde do município. Quitéria Vânia Barbosa lembra que a medicação é gratuita. Para maiores informações, ligar para 3315-5128 ou 3315 3476.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos