Reitora discute com prefeitos interiorização da Ufal

Para definição do termo que celebrará os convênios entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os municípios de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa, para a implantação da interiorização da Ufal, a reitora Ana Dayse Dorea esteve reunido, no dia de hoje, com os prefeitos Álbérico Cordeiro, Márcio Beltrão e Peri Brandão.

No encontro, a reitora discutiu com os prefeitos os ajustes do convênio, o termo de cessão de bens imóveis e a infraestrutura onde funcionarão os pólos da Ufal dentro do projeto de interiorização. “As parcerias com os municípios são fundamentais para o sucesso da Ufal no interior do Estado”.
Os prefeitos Albérico Cordeiro, de Palmeira, e Márcio Beltrão, de Penedo, destacaram o empenho da reitora em efetivar a interiorização da Ufal e garantiram que vão mobilizar a bancada federal em Brasília, para reivindicar mais recursos para a educação superior. “Unidos vamos buscar apoio financeiro em Brasília”, garantiu Cordeiro.

O projeto de interiorização da Ufal, cujo modelo pedagógico será piloto para o Brasil, prevê para o próximo ano a implantação dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Educação Física, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação, Arquitetura, física, química, matemática e Biologia em Arapiraca; Engenharia de Pesca e Turismo, em Penedo, Psicologia e Serviço Social, em Palmeira dos Índios, e Medicina Veterinária em Viçosa.

O Ministério da Educação já fez o repasse de crédito orçamentário da ordem de R$ 1,5 milhão para a Ufal. O dinheiro, segundo informa a reitora Ana Dayse Dorea, é referente a primeira etapa do aporte financeiro, no valor de R$ 10,7 milhões, do convênio assinado no mês de setembro, em Brasília, pelo ministro da educação, Fernando Haddad.

O novo modelo pedagógico que será implantado no Campus de Arapiraca já está elaborado; e o vestibular será realizado pela Copeve, no primeiro semestre de 2006. O início das aulas está previsto para o mês de agosto.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos