Polícia Civil realiza operação de combate aos desmanches de carros

A Polícia Civil de Alagoas está nas ruas de Maceió com quase 100 homens para cumprir 37 mandatos de busca e apreensão contra pessoas supostamente envolvidas em desmanches de veículos. Batizada de Operação Desmanche, pelo delegado de Roubos e Furtos de Veículos, Carlos Reis, a ação conta com o apoio logístico de 30 delegados, promotores do Ministério Público, Departamento de Trânsito, 40 agentes da Polícia Civil e 30 equipes da Polícia Militar.

De acordo com Reis, a operação foi planejada há 60 dias, com base nos altos índices de furtos de veículos na capital e no interior. Conforme o delegado, só no ano de 2005 foram 1.009 carros roubados, grande parte destes usados em desmanches. Há quinze dias a Polícia Civil e Militar prenderam seis pessoas envolvidas em desmanche de veículos, em um matagal no Benedito Bentes e numa oficina no Clima Bom.

“Estamos aqui com o Instituto de Criminalística (IC) para detectar possíveis irregularidades. Nós vamos combater o roubo de carros e desmanche de veículos com pulso forte”, destacou Carlos Reis. Neste momento, as equipes da Polícia Civil se encontram na loja Zezito Motos, na Vila Brejal, onde – segundo Carlos Reis – já foram encontradas algumas peças roubadas. “Estamos desconfiando de um tanque de moto que não possui a nota fiscal. O proprietário do estabelecimento disse que ganhou a peça de uma pessoa”, comentou o delegado.

“Nós queremos que sejam apresentadas todas as documentações dos veículos e das peças que eles estão vendendo. Só existe o roubo porque está existindo os receptadores. Não sabemos quantas pessoas serão presas, porque os mandatos foram expedidos em cima de suspeitas, mas caso constatadas as irregularidades, quem for culpado vai ser detido em flagrante delito”, explicou Reis. “Acreditamos que vamos encontrar uma série de erros”, complementou.

Na primeira quinzena deste mês, a Polícia Civil detectou o suposto envolvimento do Ferro Velho do Coelho, como sendo ponte de repasse destas peças para algumas oficinas e lojas. Há suspeitas – conforme a Polícia Civil – dos criminosos estarem agindo de forma integrada e organizada. A Operação Desmanche deve ir a mais de 40 estabelecimentos durante do dia de hoje.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos