Festival defende revitalização do Rio São Francisco

Brasília – O 1º Festival Ecocultural sobre a Revitalização do Rio São Francisco é lançado, neste momento, em Paulo Afonso (BA) e às 15h em Delmiro Gouveia (AL). A programação, com quatro dias de duração, inclui as cidades de Piranhas (AL) e Canindé do São Francisco (SE), com espetáculos musicais e culturais, debates, oficinas e cursos sobre meio ambiente e de elaboração de projetos para obtenção de recursos.

As atividades vão reunir a população da região e o governo na implantação da política de revitalização da bacia, no entorno do Pólo Xingó, em cidades que fazem a junção do rio nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia.

O festival é uma realização conjunta dos Ministérios do Meio Ambiente e da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura, com apoio dos ministérios do Esporte, do Turismo, do Desenvolvimento Social, de Minas e Energia, da Integração Nacional, além de órgãos federais e governos estaduais e municipais.

A abertura do Festival em Canindé de São Francisco será amanhã. Estão previstas oficinas de revitalização do rio, de turismo, preservação do meio ambiente e cursos de culinária regional. A programação de Piranhas também começa amanhã, com atividades educativas e culturais e um mini-curso de manejo e conservação de remanescentes florestais e noções para elaboração de projetos e recuperação.

Em Paulo Afonso, será assinado o Termo de Cooperação entre os ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, na abertura solene do evento. Das 12h às 13h, serão abertas as comportas da Usina de Paulo Afonso. Às 14h30, será lançado o Plano de Desenvolvimento de Turismo Sustentável, elaborado pelos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo. Às 15h realizam-se o Torneio Infantil de Futebol de Salão, promovido pelo Ministério dos Esportes, e a oficina de gestão integrada de resíduos sólidos, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente. À noite, às 20h show musical no estacionamento do Centro Cultural Lindinalva Cabral.

Em Delmiro Gouveia, às 15h, será feita a abertura solene do festival, seguida do Encontro dos Povos Tradicionais.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos