Policiais federais solicitam saída de Fernandinho Beira-mar de Alagoas

Luis VilarJorge Venerando desabafa e diz que sede da PF não tem segurança

Jorge Venerando desabafa e diz que sede da PF não tem segurança

O Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas comprou briga com a decisão do Governo Federal. De acordo com o presidente da entidade, Jorge Venerando, o narcotraficante Fernandinho Beira-mar não poderia ter sido transferido para a sede da Polícia Federal em Alagoas por já ter sido condenado pela Justiça. Venerando diz que o sindicato entrará com ação judicial pedindo a transferência de Beira-mar.

Antes de entrar na Justiça, o sindicato enviou ofícios para diversos órgãos solicitando que revejam suas posições em relação à permanência do traficante. Entre eles, o Ministério Público, Controladoria Geral da União e Ordem dos Advogados do Brasil. “Solicitamos também que Superintendência Municipal de Controle e Convício Urbano (SMCCU) nos encaminhe a documentação do prédio da PF, pois lá consta que aqui não pode funcionar como presídio”.

Outra reclamação de Venerando é que não houve esquema de segurança algum para a chegada de Beira-mar do Estado. Não existe equipes da Polícia Militar, nem da Civil em frente ao prédio da PF. “Sequer a rua foi bloqueada, como aconteceu da outra vez que o traficante esteve em Maceió. Isto é um absurdo, porque coloca em risco a vida de vários servidores e pessoas que vêm à sede da PF para retirar documentos”, expõe o presidente do sindicato.

Para ele, o Governo Federal está cometendo um crime ao manter Beira-mar em Alagoas. “É um desvio de função, já que o policial federal não está treinado para atuar como agente carcerário na guarda de presos julgados e condenados, ainda mais quando não há esquema de segurança algum montado”, desabafou Venerando.

O presidente do sindicato teceu várias críticas ao gasto excessivo do Governo Federal ao “ficar transferindo o bandido de um lugar para o outro”. “É um verdadeiro turismo, por conta da ingerência e da incompetência do governo em cuidar dos seus presos. Nestas viagens são registrados altos gastos, como por exemplo o pagamento de diárias. Isto é dinheiro público”, finalizou.

Venerando tenta, agora, uma reunião com o Juizado de Execuções Penais de Alagoas para tentar sensibilizar o órgão, para que seja negociada a transferência de Beira-mar para um presídio de segurança máxima. Fernandinho Beira-mar está em Alagoas desde o fim de semana passado e não tem previsão para deixar a sede da Polícia Federal do Estado.

Desde o sábado, Beira-mar recebeu apenas uma visita. A esposa dele esteve em Maceió ontem à tarde. A informação é dos policias plantonistas. O advogado do narcotraficante ainda não pousou em solo alagoano. Por enquanto, a posição do Governo de Alagoas é de aceitação. Para o vice-governador, Luis Abílio, “a conduta do Governo Federal é normal, apenas aconteceu uma indelicadeza deles ao não terem avisado previamente o governador Ronaldo Lessa, que é o chefe do Estado”, colocou Abílio.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos