Operação arromba 50 lojas em shopping na avenida Paulista

Receita Federal, Governo do Estado de São Paulo e Polícia Federal deflagraram hoje, a maior operação de repressão ao contrabando, descaminho, pirataria e sonegação fiscal já realizada no comércio da cidade de São Paulo.

Cerca de 700 homens participam da operação e vasculham desde o início do dia as lojas de um conhecido shopping de eletroeletrônicos de São Paulo, o Stand Center, localizado na avenida Paulista.

Batizada de "Sagitário", a operação apreendeu câmeras digitais, microcomputadores, relógios, bolsas, óculos, roupas e aparelhos eletrônicos. Todas as mercadorias foram acondicionadas em 2.500 sacos – com capacidade de 100 litros cada um – e levadas para os depósitos da Receita. Os policiais tiveram de arrombar 50 das 200 lojas do shopping, que fecharam as portas para impedir a ação fiscal.

Também foram encontradas três malas de viagem carregadas com mercadorias estrangeiras no estacionamento do shopping. As lojas do Stand Center são conhecidas pela venda de equipamentos eletroeletrônicos, ferramentas, confecções masculina e feminina, CD´s, games e bebidas a preços bastante baixos quando comparados aos de outros shoppings.

Durante a operação, prevista para durar o dia todo, a Receita confere notas fiscais da mercadoria e licenças de funcionamento das lojas do shopping, cumprindo mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.

De acordo com o site oficial, o Stand Center da avenida Paulista foi aberto em maio de 1995, aproveitando o conceito de minishoppings, que reúnem pequenas lojas de vários comerciantes. O nome Stand Center pode ser traduzido como "centro de estandes".

A unidade da Paulista tem aproximadamente três mil metros quadrados de área útil, com cerca de 215 estandes e praça de alimentação. Todas as instalações do shopping foram montadas em 45 dias, segundo o site. Segundo a Receita, esses estabelecimentos faturam cerca de R$ 20 milhões por mês, chegando a R$ 40 milhões no final do ano.

A operação conjunta da Receita, PF e Governo de São Paulo acontece no melhor momento do ano para o comércio, quando as vendas estão aquecidas pelo pagamento do 13° salário e pela proximidade do Natal.

A ação também acontece na véspera do Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada hoje no "Diário Oficial" da União estabelece que o dia 3 de

Fonte: Correio Web

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos