Alagoas implanta os primeiros Núcleos de Promoção de Saúde

Tomam posse nesta segunda-feira, 5, os componentes dos primeiros Núcleos de Promoção de Saúde (Nups) que estão sendo implantados em 12 municípios alagoanos. A posse vai ocorrer durante a realização do seminário que vai tratar da política nacional de promoção da saúde e de sua implantação no Estado.

O evento terá início às 9h, no auditório do Hotel Enseada, na Pajuçara, com uma mesa-redonda seguida de debate onde vão ser discutidos temas como a política de prevenção de acidentes e violência, a situação da saúde do adolescente e a implantação da política de promoção de saúde em Alagoas.

Às 13h30, será apresentada a conferência “Política nacional de promoção da saúde”, pela técnica representante do Ministério da Saúde, Adriana Castro. A posse dos membros dos Nups municipais vai acontecer às 16h. Cada Nups é composto, em média, por seis membros das secretarias de Educação, Saúde e Ação Social. Todos os projetos desses municípios que tenham interface com essas áreas passam a ser planejados e executados por esses núcleos.

Conforme expôs a coordenadora do Nups estadual, a implantação dos núcleos nos municípios faz parte das diretrizes do SUS que prevêem as ações de promoção de saúde como estratégia para diminuição de vários índices. Entre eles a mortalidade entre crianças com mais de cinco anos e adolescentes por violências intencionais e não intencionais (acidentes), tabagismo, hipertensão, diabetes, câncer – que são chamadas doenças de agravos não transmissíveis – e também as transmissíveis como Aids, tuberculose, hanseníase e as de transmissão hídrica.

O trabalho dos Nups municipais terá a assessoria dos técnicos do estadual e será realizado junto aos usuários das unidades de saúde e à comunidade escolar de acordo com as necessidades dessas populações. “Para isso, vão ser usadas estratégias que gerem mudanças de hábitos”, disse Mércia Lamenha mostrando que o trabalho não é só passar a informação, é mobilizar as pessoas para que adquiram e incluam hábitos mais saudáveis no cotidiano de suas vidas.

Municípios que vão implantar Nups: Anadia, Barra de São Miguel, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Junqueiro, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos