Governo de Alagoas inaugura dois projetos para ressocialização de jovens sob risco social

O governador Ronaldo Lessa inaugurou nesta terça-feira o projeto Telecentro, em parceria com a Associação Brasileira de Inclusão Digital (ABID), que vai beneficiar a 96 adolescentes e jovens das unidades de internação masculina, feminina e provisória com a inclusão digital. O projeto é voltado à democratização da informática, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento social.

As unidades ficam localizadas na Unidade de Internação Masculina, Feminina e Provisória, antigo CRM (Centro de Ressocialização do Menor), no Tabuleiro do Martins. Atualmente o antigo CRM funciona como Núcleo Estadual de Atendimento Sócio-Educativo (Neas).

A idéia do projeto é trabalhar com jovens em risco de vulnerabilidade social entre 12 e 21 anos no período de dois anos. Na ocasião, Lessa visitou todas as instalações totalmente recuperadas, além dos dois laboratórios de informática que disponibilizarão 26 computadores inteiramente novos.

Ainda na ocasião, Lessa fez também o lançamento oficial do projeto Ponto de Cultura, que inicialmente vai beneficiar a 30 jovens a cada seis meses com projetos de interpretação teatral, música, confecção de artesanato e inclusão digital. Os participantes terão direito a uma bolsa de R$ 150, 00. Os dois projetos são uma parceria entre os governos de Alagoas e federal, Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Maceió.

“Eu quero que a sociedade de Alagoas tome conhecimento desse trabalho fantástico que vem sendo desenvolvido com os menores, porque o que é bom também é para ser divulgado. Não quero que se esconda nada, mas é preciso mostrar ser possível fazer coisas boas, mesmo quando não se dispõe de muitos recursos financeiros”, destacou.

Lessa anunciou que está recebendo nos próximos dias, por meio da Secretaria Especializada de Cidadania e Direitos Humanos, um esboço do projeto de lei que pretende enviar à Assembléia Legislativa para que os jovens saídos das unidades possam ser inseridos em órgãos públicos e no Projeto Jovem Solidário, capacitados a prestar serviços e com direito a uma bolsa, cujo valor deverá ser estudado pelo governo de Alagoas e a secretaria.

“Isso é muito bom para nós, porque a gente tem a chance de se desenvolver e ainda tem atendimento médico e dentista”, disse ao governador a menor G.P, de 15 anos, que está na Unidade Provisória, onde passará o período de 45 dias. Participam do projeto psicólogos, professores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, advogados, entre outros.

Circo-Escola

Na oportunidade, Lessa e o representante do Ministério da Cultura, Paulo Maia, inauguraram ainda o Circo-Escola de Incentivo às Artes, que dará apoio ao desenvolvimento artístico dos 96 jovens.

“O interessante desses projetos é que, além dos jovens sob a situação de risco que estão internados nas unidades masculina, feminina e provisória, a pretensão é atingir também seus familiares, para que participem desse projeto ambicioso de inclusão social”, ressaltou o secretário Especializado de Direitos Humanos, José Roberto Mendes, responsável pela coordenação das Unidades de Internação. A programação foi elaborada pela secretaria como parte das comemorações alusivas à semana dedicada aos Direitos Humanos.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos