Prearte articula parceria com municípios alagoanos

O trabalho manual passa por alguns passos necessários: habilidade, paciência e comercialização. Este ponto é considerado importante, pois existem muitos artesãos distribuídos pelo estado de Alagoas, que possuem habilidade e paciência, porém, o que falta é um eficiente processo para comercializar os produtos. Identificada esta lacuna, da realidade dos artesãos alagoanos, o Programa Estadual do Artesão Empreendedor (Prearte), da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEICS), pretende desenvolver ações junto com representantes do segmento dos municípios alagoanos.

O Prearte está organizando, juntamente com a coordenadora Social do Estado, Noélia Lessa, o Encontro das Primeiras Damas’, que será realizado nesta sexta-feira às 16h30, no jardim do Palácio Floriano Peixoto.

Segundo a diretora do Prearte, Joceli Fernandes, a proposta é reunir as primeiras damas dos 102 municípios de Alagoas, para expor o projeto e ações que serão desenvolvidos junto aos artesãos destas localidades. “Dentre os objetivos deste encontro, iremos destacar a importância de ter um representante que realize o papel de interação entre o Prearte, as entidades envolvidas no segmento e os artesãos, para podermos consolidar o artesanato como fonte de emprego e renda, além de destacarmos a cultura local”, explica Joceli Fernandes.

O projeto será, primeiramente, identificar os artesãos e as tipologias produzidas no estado, sendo necessário para depois executar as próximas atividades. Serão articuladas ações como: fazer o cadastro dos artesãos; atividades de interação da matéria-prima e dos produtos; identidade cultural do município no artesanato; processo de comercialização, entre outras.
Este projeto foi motivado, afirma Joceli Fernandes, pois não há uma relação segura de quantos artesãos o estado possui e quais as atividades que estes desenvolvem, para se ter um plano de desenvolvimento do artesanato. “Iremos trabalhar de forma mais eficaz quando tivermos dados corretos e, assim, planejarmos juntamente com cada primeira-dama ações na área do artesanato”, finaliza a diretora do Prearte.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos