Mais de 200 pessoas receberam sangue contaminado por HIV na Rússia

Mais de 200 moradores de Voronej, no sul de Moscou, receberam derivados de sangue contaminados pelo vírus HIV, causador da Aids, informou nesta quarta-feira o chefe do serviço sanitário da região, Mikhail Tchoubirko.

Duzentas e dezoito pessoas receberam injeções de albumina – uma proteína do sangue produzida pelo fígado – de uma doadora soropositiva, informou Tchoubirko, citado pela agência de notícias Itar-Tass. Foram feitas transfusões de plasma do sangue da doadora para sete pessoas, acrescentou.

"Todas essas pessoas serão submetidas a exames" para detectar a eventual presença de HIV em seu organismo, destacou o encarregado.

O vírus da Aids foi detectado em uma mulher de 35 anos que doou sangue regularmente durante vários anos e que provavelmente foi contaminada por via sexual.

Em maio passado foi feita uma transfusão do sangue desta doadora para uma mulher que sofreu uma hemorragia depois do parto e, em novembro, um exame detectou o HIV em seu sangue, informou o número dois do Departamento de Saúde local, Mikhail Ivanov, citado pelo jornal Izvestia.

Segundo a Itar-Tass, as autoridades locais abriram uma investigação sobre o caso.

Fonte: Diário Online

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos