Ministério da Saúde alerta Maceió e Arapiraca do risco de surto de dengue

A capital alagoana e o segundo maior município do Estado, Arapiraca, apresentaram altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, em um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, que pede medidas dos órgãos públicos e da população para evitar a epidemia da doença.

Na última semana de outubro e na primeira semana de novembro, técnicos mapearam a incidência do mosquito da dengue nas residências de 170 municípios escolhidos pelo Programa Nacional de Controle da Dengue. Cada cidade foi dividida em estratos, com 9 mil a 12 mil casas, das quais 500 foram visitadas. Para ter um resultado considerado positivo, cada estrato deve ter menos de uma casa infestada pelo Aedes aegypti.

O resultado do Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Agypti), foi divulgado ontem e mostrou que em Arapiraca há seis casas contaminadas com a larva do Aedes aegypti em cada 100. O índice é considerado crítico pelo Ministério da Saúde, já que está acima de 3,9.

Na capital alagoana, o estudo mostrou que o Índice de Infestação Predial é de 3,1 casas contaminadas, já considerado alarmante. No ano passado, o mesmo índice era apenas de 1,5.

"Esse inquérito é importante porque nos mostra dados reais, é um retrato de como anda a infestação pelo Aedes nos principais municípios brasileiros, é um levantamento, novo desenvolvido, no Brasil para que tenhamos a possibilidade de nos antecipar”, disse o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

As cidades que tiveram maior índice foram Queimados (RJ), onde a infestação é de 11,1 larvas por residência, Itabuna (BA), onde o número é de 10,7 e em Guaíra (PR), que chega a 10,4.

Para combater os criadouros do mosquito transmissor, a população deve evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas e vasos. Também deve deixar tampadas caixas d’água e bacias.

Segundo o Ministério da Saúde, o combate ao mosquito também deve ser feito com o auxílio de gestores estaduais e municipais de Saúde, na fiscalização de cemitérios, parques e praças.

A preocupação com a doença é que com a chegada do verão o mosquito possui as condições ideais para a reprodução, chuvas e calor.

Dengue

A dengue é uma doença causada por vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Há dois tipos da doença, a clássica e a hemorrágica, que pode levar à morte.

Entre 3 a 15 dias depois que a pessoa é picada pelo mosquito aparecem os sintomas, que são febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea, vômito e manchas na pele. Também podem ocorrer sangramento gengival, nasal e gastrointestinal.

No dia 19 de novembro foi realizado em todo o país o Dia D de Mobilização Contra a Dengue, quando o Ministério da Saúde divulgou que entre janeiro e outubro deste ano, foram notificados 173.370 casos de dengue no Brasil, um número cerca de 80% maior do que o do ano passado, no número de notificações.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos