Avaliação da qualidade do ar chega a Santa Luzia do Norte

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a equipe médica do pneumologista Artur Neto realizam, amanhã, em Santa Luzia do Norte, mas uma etapa da avaliação de hiperatividade brônquica em comunidades alagoanas que possuem indústrias.

Segundo Sandra Menezes, presidente do IMA, o instituto irá continuar o trabalho desenvolvido com a equipe de pneumologistas para saber a dimensão exata de como a fuligem das indústrias prejudica a população. “Vamos continuar o trabalho, pretendemos obter dados que comprovem até que ponto a fuligem das indústrias prejudica as pessoas [que moram nas redondezas] com doenças no aparelho respiratório”, destacou Sandra Menezes.

O pneumologista Artur Neto utiliza um espirômetro, que tem capacidade de realizar 300 exames por dia. “Escolhemos a princípio três municípios no litoral sul: um que tem indústria que utiliza filtragem da fuligem [Jequiá da Praia], outro que tem filtragem [São Miguel dos Campos] e outra cidade que não tem indústria [Feliz Deserto]”, ressaltou Artur Neto, afirmando, ainda, que a intenção é continuar os testes por todo o Estado, inclusive em pessoas que moram próximas ao Lixão.

PROGRAMAÇÃO

Além de Santa Luzia do Norte, estão na programação a cidade de Feliz Deserto para terça-feira, 20, e o bairro Pontal da Barra, em Maceió, para o dia 23 deste mês. Já foram realizados os exames nas cidades de São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia. As pessoas que estão sendo submetidas à avaliação, primeiro respondem um questionário para saber o tempo em que residem no lugar, entre outras informações.

Fonte: Lílian Tourinho

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos