Verão movimenta turismo em Alagoas

A alta temporada aliada ao sol, calor, praias e piscinas naturais promete ser uma mistura bastante proveitosa a Alagoas. A estação do verão começa hoje e as recentes inaugurações do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e do Centro Cultural trazem novas perspectivas ao turismo do Estado.

Ontem, uma comitiva do grupo espanhol Iberostar, chefiada pelo presidente da empresa, Dom Miguel Fluxo, se reuniu com secretários do governo para conversar sobre possíveis investimentos em hotelaria, no litoral norte do Estado. De acordo com o chefe de gabinete da Embratur, Geraldo Bentes, o grupo português Vila Galé e o grupo jamaicano Super Club Brezzars também demonstraram interesse em construir resorts em Alagoas.

“Alagoas agora está com condições de atrair qualquer investimento. Acho que por ter muita beleza, Alagoas relaxou um pouco em dar infra-estrutura, que é outro ponto crucial para o desenvolvimento do turismo. Agora, sim, entramos em igualdade de condições com as demais capitais do Nordeste”, afirma Geraldo Bentes.

Maceió

Conhecida como o quinto destino mais procurado do país, a capital alagoana desfruta de seu melhor momento nos últimos dez anos, de acordo com o secretário Municipal de Turismo, Carlos Gatto.

“Na baixa temporada nós estamos com ocupação recorde, agora fica a perspectiva de entrar na alta temporada. A quantidade de passageiros este ano que desembarcou em Maceió foi 16% maior que o ano passado, isso até outubro”, revela o secretário.

Ainda de acordo com Carlos Gatto, o impacto do turimo na cidade é extremamente positivo porque o setor é responsável por 30% da economia de Maceió. Entretando, há carência de novos investimentos em hotelaria, situação que deve mudar a partir do segundo semestre de 2006, quando se esperam aproximadamente mais três mil leitos.

Aeroporto e Centro Cultural

Inaugurado no dia 16 de outubro, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares trouxe ao Estado novas perspectivas para a economia, a começar com a capacidade para receber até 1,2 milhão de passageiros.

A obra utilizou R$ 159 milhões e é considerada uma dos mais modernas do Nordeste, classificado entre as cinco melhores.

“Com o Centro de Convenções e a recente inauguração do Aeroporto Zumbi dos Palmares, Alagoas entra definitivamente na rota do turismo internacional, para transformar o Estado em um dos maiores formadores do Produto Interno Bruto (PIB) do nordeste”, disse o governador, Ronaldo Lessa, durante a inauguração do teatro do Centro de Convenções.

A última etapa do Centro de Convenções foi inaugurada no dia 10 de novembro, com a entrega do Teatro Gustavo Leite, um dos mais modernos do país. Ao todo, a obra teve o investimento de R$ 34 milhões e possui um pavilhão de feira com aproximadamente 7.400 metros quadrados.

Segundo a superintendente do Centro de Convenções, Iara Bentes, haverá um recesso na programação do Centro durante o período de Natal e Ano Novo, mas em janeiro, o local volta a ser espaço de diversos eventos, a começar pela 13ª edição da Artnor, feira internacional de artesanato.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos