Secretaria da Mulher lança caderno sobre violência de gênero em Alagoas

A Secretaria Especializada da Mulher lança hoje, um caderno sobre violência contra as mulheres em Alagoas, às 9 horas, na sala dos conselhos do palácio.

A publicação contém dados sobre violência de gênero, de 2000 a 2005 e orientações às vítimas. O evento contará com uma palestra dos promotores do caso Jaqueline Rocha, jovem que teve o rosto, abdome e as costas queimadas pelo ex-companheiro, condenado a 18 anos de prisão em outubro passado.

Jaqueline também foi convidada para dar o seu depoimento, por ter se tornado um símbolo da luta contra a violência.

Segundo a secretária da Mulher, Vanda Menezes, o caderno é mais um instrumento sobre a violência de gênero para dar visibilidade aos mecanismos de defesa existentes. “O caderno deve ser amplamente divulgado para ampliar as informações e possibilitar que se adote novas estratégias e ações de enfrentamento da realidade atual,”.

A secretária avalia que quando os números de casos de violência contra a mulher aparecem, não significa que aumentaram, mas sobretudo que elas tiveram coragem de denunciar, contribuindo assim para reduzir a impunidade.

Atualmente, existem instituições específicas e apropriadas para receber essas denúncias e apoiar essas vítimas. “Além da Delegacia da Mulher, que funciona 24 horas, há o Centro de Atendimento às Vítimas de Violência (CAV), o Centro de Referência da Mulher e o próprio Instituto da Mulher”, ressalta Vanda Menezes.

Em Maceió existe ainda uma casa-abrigo, num local sigiloso, onde essas mulheres podem permanecer por um período, quando temem sofrer novas agressões ou até serem mortas por seus companheiros ou ex-companheiros. A maioria dos casos de agressões acontece dentro do próprio lar.

Fonte: Com assessoria/Ana Márcia

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos