Fumo passivo eleva risco de cegueira, diz estudo

O fumo passivo aumenta o risco de se desenvolver uma das causas mais comuns de cegueira, a chamada degeneração macular ligada ao avanço da idade, de acordo com estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

A pesquisa, divulgada na última edição do British Journal of Ophthalmology, revelou que viver com um fumante por cinco anos dobrou o risco de se contrair a doença e fumar regularmente triplicou esse risco.

Ativistas contra o tabagismo disseram que este estudo reforça a necessidade de se proibir o fumo em locais públicos confinados e ambientes de trabalho.

Outros trabalhos científicos já mostraram que fumar leva a um aumento do risco de se desenvolver problemas de visão, mas este estudo apresentou as evidências mais claras de que simplesmente respirar a fumaça de cigarro pode ter um impacto semelhante.

A degeneração macular costuma se desenvolver quando uma pessoa chega aos 50 anos de idade.

Ela afeta a parte central da retina, que é chave para a leitura e a condução de veículos, deixando apenas a visão periférica intacta. Nem sempre o problema leva à cegueira.

Os pesquisadores estudaram 435 casos de pessoas com a doença e 285 sem o problema, examinando sua relação com o fumo e o desenvolvimento da degeneração macular.

Fumar regularmente um maço de cigarros ou mais pro dia por 40 anos quase triplicou o risco, segundo os especialistas.

Mas os pesquisadores constataram que pessoas que abandonaram o vício por 20 anos ou mais tiveram o risco de desenvolver a doença reduzido para nível comparável ao de não-fumantes.

Fonte: BBC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos