Renan deve confirmar hoje, Teotonio Vilela como relator da dívida rural

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), deve confirmar hoje, em Arapiraca, o senador Teotonio Vilela Filho (PSDB/AL), como relator especial do Projeto de Lei – PL 4514 – que trata da discussão da dívida dos produtores rurais do semi-árido nordestino.

Ontem, em Brasília, Renan recebeu os deputados federais B. Sá (PSB/PI) e Rogério Teófilo (PPS/AL), que solicitaram dele, que o PL 4514 fosse colocado na pauta de convocação do Senado. A proposta foi aceita e deverá ser discutida em janeiro.

Logo mais ao meio dia, Renan e Teotonio estarão em Arapiraca, onde almoçam com o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), o deputado Rogério Teófilo e uma comissão de produtores rurais. Segundo Maxwell Rocha, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Semi-Árido Alagoano (Apressa), os produtores do Nordeste defendem o nome de Teotonio Vilela como relator especial.

Dívida

Dos mais de 800 mil produtores rurais nordestinos inadimplentes com os agentes financeiros – Banco do Nordeste e Banco do Brasil – cerca de 34 mil são de Alagoas. Segundo Maxwell Rocha, 20 mil produtores estão em débito com projetos da Agricultura Familiar e os outros 14 mil com as demais linhas de crédito, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Ele explica que os 11.226 associados da Apressa estão confiantes na sensibilidade do presidente do Senado quanto a importância da renegociação do projeto de lei. “Acredito que este seja o melhor momento para os produtores do Nordeste. Mas é preciso que a bancada federal de cada Estado trabalhe com o mesmo propósito. Quanto à indicação do senador Teotonio é unanimidade entre os produtores e isso facilita a discussão com o Senado”, explica Maxwell.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos