Milhares protestam contra suposta fraude eleitoral no Iraque

Mais de 10 mil partidários de políticos sunitas e xiitas participaram de uma manifestação em Bagdá nesta terça-feira em protesto a supostas fraudes nas eleições parlamentares –ocorridas em 15 de dezembro.

"Estamos protestando porque rejeitamos a fraude ocorrida nas eleições. Queremos perguntar ao governo e à comissão eleitoral: ‘Para onde foram nossos votos? Eles foram roubados?’", afirmou Abdul Hamid Abdul Razzaq, um barbeiro de 45 anos.

Os milhares de participantes –alguns carregando cartazes com fotos do ex-primeiro-ministro iraquiano, Iyad Alawi– protestaram também em favor de uma unidade nacional no governo, que daria mais poder aos xiitas e sunitas.

A Comissão Eleitoral Iraquiana informou nesta segunda-feira que resultados finais para as 275 cadeiras do Parlamento devem ser divulgados em um prazo de um semana.

As facções sunita e xiita exigem uma revisão feita por um organismo internacional das mais de 1.500 denúncias de irregularidades no processo eleitoral, alertando que irão boicotar o novo Parlamento. Os dois grupos também exigem novas eleições em alguns locais do país– entre eles, Bagdá.

Resultados parciais indicam uma larga liderança da Aliança Unida Iraquiana –chapa da coalizão xiita religiosa que administra o atual governo interino.

Violência

Em um dos dias mais violentos no Iraque, desde as eleições parlamentares do último dia 15, ao menos 21 pessoas morreram em vários ataques ocorridos em Bagdá nesta segunda-feira.

Em um incidente, cinco policiais morreram quando insurgentes atacaram um posto de controle perto de Baquba, no norte da cidade, com morteiros e granadas.

A violência cresceu no Iraque depois das eleições parlamentares de 15 de dezembro. Nesta segunda-feira, ao menos 20 pessoas –entre elas, dois soldados americanos– morreram em ataques a tiros e explosões. Outras 18 pessoas morreram neste domingo (25) em atentados em todo o país.

Autoridades atribuem a onda de violência aos esforços rebeldes para reforçar a crise política em torno das supostas fraude na eleição.

Os episódios de violência ocorreram depois que três grupos de oposição– a Lista Nacional Iraquiana, liderada por Alawi, e dois grupos sunitas– ameaçaram fazer uma onda de protestos e desobediência civil caso as acusação de fraude não sejam investigadas.

Vala

Uma nova vala comum com dezenas de corpos foi descoberta na região de Bab Tueg, no centro de Karbala (120 quilômetros ao sul de Bagdá, a capital do Iraque), nesta segunda-feira, segundo autoridades iraquianas.

Esta é a mais recente vala encontrada no país entre as cerca de 300 já descobertas desde a queda do regime de Saddam Hussein, em abril de 2003.

A polícia iraquiana afirmou que os restos encontrados podem ser de pessoas que foram mortas em 1991, quando o governo reprimiu uma rebelião xiita na cidade. Na época, os xiitas se rebelaram contra o governo do ex-ditador Saddam Hussein, logo depois da primeira invasão americana no Iraque.

A vala foi descoberta em um local que fica a cerca de 500 metros dos santuários xiitas –Karbala, entre outros locais sagrados aos muçulmanos, abriga o mausoléu do imã Ali, genro e primo do profeta Muhammad.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos