Coral de Manicômio se apresenta em igreja

O coral formado por pacientes do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy se apresentará mais uma vez fora do Sistema Prisional. O evento acontecerá amanhã, à partir das 08h00, na Igreja de São Pedro, no bairro da Ponta Verde.

Esta é a segunda vez que, a convite do padre Manoel Henrique, os internos daquela unidade irão cantar durante a missa celebrada por ele.

O coral, formado por 19 internos – sendo 15 homens e quatro mulheres, é coordenado pela professora voluntária Célia Maria dos Santos.

Há um ano e dois meses os componentes do grupo vêm ensaiando e se apresentam mensalmente dentro do centro em festas de comemorações.

Várias pessoas já assistiram a apresentação do coro e os aplausos sempre emocionam os pacientes que participam do coral. Para o diretor do Manicômio José James esse trabalho é muito importante para o tratamento dos pacientes.

“É uma forma de melhorar a auto-estima dos pacientes. Quando não exercem nenhuma atividade eles ficam deprimidos”, afirma.

Os critérios para participar do coral e das atividades promovidas pelo manicômio são o tempo em que o paciente está sendo acompanhado pelos profissionais e o interesse pessoal.

“A participação dos internos nas atividades terapêuticas depende principalmente do interesse deles. Eles não são forçados a participar dos eventos, são apenas incentivados e acompanhados”, frisa James.

O Centro Psiquiátrico Judiciário mantém, atualmente, 126 pacientes que são acompanhados permanentemente por uma equipe de médicos, psicólogos e assistentes sociais. Além do tratamento psiquiátrico, os internos têm acesso à escola e atividades ocupacionais.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos