Fetag-AL discute futuro de Movimento Sindical Rural em congresso

Nos próximos dias 16, 17 e 18, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) vai discutir o futuro do Movimento Sindical da categoria no 2º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CETTR). Na ocasião, também será eleita a nova diretoria da federação para os próximos quatro anos.

Para facilitar o debate, os 268 delegados sindicais vão formar seis comissões temáticas: “Gênero, Geração e Etnia” (que aborda a participação de jovens e mulheres no Movimento Sindical), “Gestão e Finanças” (organização do Movimento, captação de recursos), “Política Agrícola”(agricultura familiar e financiamentos),“Reforma Agrária e Meio-Ambiente” (distribuição de terras, agricultura sustentável), “Política Salarial” (situação dos trabalhadores rurais assalariados) e Políticas Sociais (Previdência, educação no campo).

Todos esses tópicos estão inclusos no Documento-Base do congresso, que determina as regras do evento nesses três dias de atividades. O documento foi elaborado a partir de plenárias e discussões que a federação realizou junto aos seus 100 sindicatos afiliados.

“Esses temas estão presentes no cotidiano do trabalhador rural. Espero que nossos companheiros venham dispostos a discutir minuciosamente as propostas do Documento-Base, pois é daí que sairão as diretrizes do nosso movimento nos próximos quatro anos e que vão guiar a nova diretoria, independente de qual chapa for eleita”, enfatiza a secretária-geral da Fetag-AL, Maria do Ó Nascimento.

Programação

O congresso tem início no dia 16, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, em Jaraguá. No horário das 8h às 14h será feita a inscrição dos delgados e às 19h ocorre a abertura do evento.No dia 17, no horário das 8h às 18h (com intervalo para almoço) as seis comissões temáticas debatem o Documento-Base do congresso.

O dia 18, o último, começa com a plenária com a apresentação dos resultados das discussões das comissões, das 8h às 12h. A eleição da nova diretoria ocorre das 13h às 17h e, no mesmo dia, os trabalhadores rurais de Alagoas saberão se o próximo presidente da federação será Antônio Vitorino (atual presidente) ou Givaldo Teles (candidato da chapa de oposição).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos