Sexta-feira 13, dia de sorte ou azar?

Hoje é a primeira sexta-feira 13 do ano e com ela várias superstições ressurgem. Há quem acredite que este dia represente azar, outros crêem que a sorte bate em sua porta. Nesta data, muitas pessoas evitam viajar, hospedar-se em quartos de hotel de número 13, passar por baixo de escadas e cruzar gatos pretos. Outras contradizem, confiando que o 13 traz muita sorte no jogo, chegando a apostar tudo neste número.

De acordo com farmacêutico, Paulo Luís, de 52 anos, além de hoje ser sexta-feira 13, a fase da lua também influencia nos acontecimentos. Para ele, o fato da lua está crescente aumenta a probabilidade de episódios negativos. Neste dia, Paulo evita roupas pretas, passar em frente de determinadas Igrejas e encontrar com gatos pretos. “Faço de tudo para evitar fatos ruins nesta data, pois várias coisas já aconteceram comigo em uma sexta-feira 13, como hemorragia digestiva e problemas no trabalho”, conta.

A data gera tanta polêmica que até rendeu filmes. A famosa série sexta-feira 13, criada nos anos 80, anunciando o grande sucesso do psicopata Jason Voorhees teve record de bilheteria em todo mundo.

História

Para os cristãos a sexta-feira 13 é símbolo de mau agouro pois o filho do Criador – Jesus Cristo – morreu em uma sexta-feira. Outro fato usado como justificativa é de, na ceia sagrada, os 12 apóstolos e Cristo formam um total de treze pessoas. Além de que na numeração hebraica os números eram representados por letras e a que indicava a palavra morte era a mesma que indicada na quantidade treze.

Já na mitologia nórdica a superstição relativa ao número 13 surgiu pela determinada passagem. O chefe de uma tribo asiática, Rei Odin, que fundou seu reino na Escandinávia, escolheu 12 sábios para celebrar rituais religiosos, para isso realizou um banquete no Valhalla – morada dos deuses. No entanto, Loki, Deus do Fogo, apareceu no jantar sem ser convidado e, munido pela inveja que sentia da beleza de Balder (Deus do Sol), armou uma grande confusão, fazendo com que Hodur (Deus Cego) o matasse por engano. Assim surgiu a crença de que 13 pessoas reunidas em um jantar atraem infelicidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos