Moradores de áreas de risco estão em estado de alerta pelas chuvas

A previsão meteorológica de fortes chuvas em Maceió, neste mês, mobiliza equipes da Defesa Civil e moradores de grotas e áreas de risco na cidade. Para evitar tragédias, os moradores participam de Núcleos Voluntários de Defesa Civil, os chamados Nudecs.

O trabalho começou bem antes das previsões e tem o objetivo de conscientizar os moradores sobre o perigo de permanecer nas áreas de risco, como aconteceu nas chuvas de 2004, quando os desabamentos e soterramentos mataram dezenas de moradores.

“Se existissem os Nudecs naquela época, os canais não estariam entupidos, a população estaria mais consciente pelo trabalho de prevenção e o prejuízo seria menor”, avaliou o presidente do Nudecs de Chã Nova, José Antônio.

Cada núcleo é formado por um grupo de moradores das áreas de risco mais próximas. No caso do Nudecs presidido por José Antônio, são abrangidas as grotas Santa Helena, Cicosa, São Luís, São Paulo, Ibama e da Travessa Wilson Praxedes.

"Estamos sempre avisando as famílias e fazendo palestras; é um trabalho de formiguinha, mas esperamos que o pior não aconteça", diz.

Estado de Alerta

O prefeito Cícero Almeida iniciou hoje a ação de limpeza dos canais das grotas de Maceió, na grota do Cigano. A ação começou um dia depois que Almeida decretou estado de alerta na capital, por tempo indeterminado.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e as secretarias também ficam em alerta, para ajudar nas necessidades da população, até que os boletins meteorológicos indiquem estabilidade climática.

Em Maceió, há mais de cem áreas de risco, onde as casas ou barracos podem desabar e ferir os moradores, se houver chuva forte. “No Benedito Bentes, por exemplo, são 13 grotas, por isso contamos com a ajuda dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil, espalhados pela cidade e chamados Nudecs”, explicou o coordenador social da Defesa Civil, Dinário Lemos Júnior.

“Caso o radar meteorológico da Universidade Federal de Alagoas nos dê a certeza de chuva forte – o que pode acontecer com oito horas de antecedência – avisamos aos presidentes dos Nudecs, que alertarão aos moradores mais próximos”, complementou Dinário.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos