Cerca de 900 PMs fazem o policiamento ostensivo na capital e grande Maceió

A Polícia Militar de Alagoas comemora os resultados obtidos com o policiamento ostensivo realizado na capital e na grande Maceió, no combate à violência. A prova disso está no trabalho que é feito diariamente pelos cerca de 900 militares, distribuídos nas 11 unidades operacionais, que se dividem em turno de 24 horas. O trabalho nesses locais é feito por policiais a pé, em viaturas, bicicletas motos e utilizando cavalos e cães.

Compõem as onze unidades os 1º, 4º, 5º e 8º Batalhões, Regimento de Polícia Montada, Rádio Patrulha, 3ª Companhia de Polícia Independente e os Batalhões de Trânsito, de Guarda, Escolar e de Operações Policiais Especiais (Bope).

O 1º Batalhão, que compreende toda orla marítima de Maceió, conta com o trabalho diário de 150 homens, distribuídos em turnos de seis e 12 horas. Para essa área são disponibilizadas oito viaturas, seis bicicletas e quatro motos. Quatorze bicicletas vão reforçar o policiamento nos próximos dez dias, como informou o comandante do batalhão, major Gilmar, devido a uma parceria entre a Polícia Militar e a rede hoteleira. “Vamos melhorar a qualidade do serviço prestado a população dessa área”, garantiu.

O comandante da PM, coronel Edmilson Cavalcante, afirma que os avanços obtidos pela Polícia Militar no combate à violência estão diretamente ligados aos investimentos feitos pelo governo de Alagoas, que, em 2005, entregou à corporação 100 viaturas novas tipos Blazer e Meriva, coletes, munições, capacetes e escudos balísticos, capacetes e escudos para o controle de tumultos, rádio para comunicação, e munição química, real e de treinamento de tiros para tropa.

Com exceção das viaturas, adquiridas com recursos próprios do governo de Alagoas, os equipamentos foram entregues à Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social, por meio de verbas do governo federal, com contrapartida do governo estadual.

“A qualificação de cerca de 1.500 homens da corporação também foi decisiva nesse trabalho ostensivo que a PM tem feito na capital e interior do Estado. Nossos policiais receberam conhecimento de táticas operacionais dentro de critérios recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Eles tiveram treinamento adequado para uso de arma de fogo e da força, dentro do respeito e dignidade da pessoa humana”, registrou o comandante, garantindo que nos próximos dias cinco mil policiais, entre cabos e soldados, receberão fardamento novo.

Outro avanço registrado pelo comandante foi referente ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas públicas e privadas. Só em 2005, a Polícia Militar levou instruções sobre prevenção às drogas a 5.777 crianças, tanto da capital como do interior. “Fizemos inúmeras intervenções. A cada ano estamos nos empenhando mais para diminuir os índices de violência na capital e no interior de Alagoas”, acrescentou o comandante da PM.

Concurso

Ainda de acordo com coronel Edmilson Cavalcante, é aguardada com bastante entusiasmo a realização do concurso para preenchimento de cerca de mil vagas para a corporação, garantindo assim um reforço no policiamento ostensivo.

“Esperamos que o edital seja publicado até o início de fevereiro. Após o resultado das provas e a nomeação dos aprovados, iniciaremos um curso de formação e vamos fazer o possível para que possamos formar esse pessoal dentro de um período de seis meses. Em seguida, eles serão colocados para o trabalho nas ruas”, completou Edmilson Cavalcante, ao lembrar os 158 soldados voluntários que foram incluídos segunda feira ao quadro da corporação, para a execução de serviços burocráticos. “Isso significa um ganho de mais de 158 militares no policiamento ostensivo”, concluiu.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos