Ibope aponta Helóisa Helena em quarto lugar na sucessão presidencial

Luis VilarSenadora Heloísa Helena é quarta colocada na disputa presidencial

Senadora Heloísa Helena é quarta colocada na disputa presidencial

A pesquisa do Ibope divulgada hoje, pela Rede Globo, apontou a senadora alagoana Heloísa Helena (PSol) em quarto lugar na disputa pela presidência. Heloísa Helena aparece nesta posição na maioria dos cenários políticos e dependendo de quem seja o terceiro colocado, como por exemplo, o caso de Antonio Garontinho (PMDB), a senadora chega ao empate técnico.

Está em quarto lugar antes do início oficial do pleito eleitoral é uma boa para Heloísa Helena e para o Psol, mesmo que ela desista de se candidatar a presidência e tente ou a reeleição, ou o cargo de governadora de Alagoas. Motivo para as comemorações: O Psol saí fortalecido das eleições e reconstrói a voz da esquerda brasileira em menos tempo do que o previsto. Assim que montou o partido, Heloísa Helena falou: “Agora serão necessários mais 20 anos (referência ao Partido dos Trabalhadores) para amadurecer uma outra esquerda no Brasil”.

Heloísa Helena é hoje o maior nome do Psol e em todas as reuniões da Executiva do partido – conforme o militante da Executiva Nacional, Mário Agra – o nome da senadora é apontado como forte concorrente a Presidência da República. Ao tomarem conhecimento da pesquisa muitos militantes afirmaram que Heloísa Helena teria grandes chances de crescer durante o pleito.

O percentual de eleitores que votariam em Heloísa Helena variam entre 5% e 9%. O que determina isto são os cenários políticos, em especial a escolha no nome do PSDB. Entre os tucanos, o único que aparece com chances reais de derrotar o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) – com 38% das intenções de voto – é o prefeito de São Paulo, José Serra. O ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso abre o páreo tecnicamente empatado. Esta é a primeira vez em que Lula não surge como franco favorito.

A pesquisa do Ibope foi encaminhada pela revista Istoé. Conforme o Ibope, foram ouvidos 2002 eleitores, em 146 municípios alagoanos. A pesquisa não faz simulações para o segundo turno das eleições.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos