Boxeador brasileiro Sertão conquista título mundial dos penas

O boxeador brasileiro Valdemir Sertão Pereira conquistou na madrugada deste sábado o título mundial dos penas (até 57,153 kg) da (FIB) Federação Internacional de Boxe. Sertão, de 31 anos, bateu na decisão o tailandês Phafrakorb Rakkietgym por pontos. A luta, em Mashantucket, nos Estados Unidos, teve duração de 12 roundes.

A decisão dos jurados foi unânime. Os três apontaram vitória do brasileiro por 118 a 108. A luta não teve transmissão para o Brasil.

O baiano Sertão é o 4º brasileiro a se sagrar campeão mundial de boxe. Antes dele, somente Eder Jofre (campeão dos galos e dos penas), Miguel de Oliveira (médio-ligeiros) e Acelino Popó Freitas (superpenas e leves) haviam obtido feito semelhante. Este é o sexto cinturão mundial conquistado pelo Brasil.

O brasileiro optou por tomar a iniciativa do combate, acertando golpes bem colocados e evitando sofrer contra-golpes por parte do tailandês. O domínio exercido por Sertão durante todo o combate garantiu a ele a mesma vantagem ampla de dez pontos junto aos três jurados.

No décimo round, Sertão chegou a perder um ponto, que pouca diferença teve na contagem final. "Senti que era mais forte e lutei com força suficiente para encaixar meus golpes", disse Sertão, após o combate.

Do outro lado, o tailandês se queixou do pouco tempo de preparação que teve nos Estados Unidos. "Tive um período difícil na América. Estou aqui somente há cinco dias e, se eu tivesse mais tempo, poderia fazer o melhor. Mas vou aprender com isso porque não gosto de perder."

O adversário de hoje, de 30 anos, apesar de mais experiente, já havia sido derrotado três vezes em 55 combates.

Como amador, Sertão enfrentou quase 300 lutas, com 285 vitórias e apenas 13 derrotas. O boxeador, natural de Cruz das Almas, na Bahia, vive atualmente em São Caetano do Sul (SP). Sertão é empresariado por Servílio de Oliveira, que conquistou a única medalha olimpíca para o boxe brasileiro, na Olimpíada do México, em 1968.

Fonte: UO esporte

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos