Jornalista que revelou erros da polícia no caso Jean Charles é preso

O jornalista da rede de TV britânica ITV News que noticiou em primeira mão a ação da polícia britânica no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes foi preso por suspeita de roubo de documentos, informou o jornal The Guardian nesta quarta-feira.

Segundo a reportagem do jornalista, divulgada em agosto, os policiais teriam atirado contra o brasileiro depois de imobilizá-lo na estação de Stockwell, no dia 22 de julho de 2005. Na época, a polícia britânica sustentava que Jean Charles estaria fugindo da polícia e, por isso, teria sido confundido com um terrorista.

O jornalista foi preso por detetives que investigam o vazamento de informações da Comissão de Queixas contra a Polícia (IPCC, na sigla em inglês) para a Rede de TV, disse o jornal britânico. O The Guardian afirmou ainda que o jornalista teria obtido cópias dos documentos que incluíam a transcrição de depoimentos de testemunhas e fotos. Uma fonte da ITV News disse ao jornal The Guardian que a polícia parecia estar procurando provas de que a TV teria oferecido pagamento pelas informações. A mesma fonte afirmou que não houve pagamento, já que a ITV não tem recursos para tanto. "Se a pessoa da Comissão de Queixas contra a Polícia que liberou os documentos esperava dinheiro, então deveria ter procurado um tablóide", disse o funcionário, sob anonimato. Já o editor-chefe da ITV News, David Mannion, disse ao The Guardian que defende a história, a maneira como foi coberta e a maneira como foi obtida; "agimos de acordo com nossos altos padrões editoriais".

Fonte: UOL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos