Segundo DRT-AL, Alagoas fecha 2005 com saldo de 5.705 empregos

Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes à evolução do emprego mostram que Alagoas fechou o ano de 2005 com um saldo positivo de 5.705 empregos. Em dezembro, o saldo ficou negativo pela antecipação do fim da moagem da cana-de-açúcar pelas usinas, levando muitos trabalhadores ao desemprego. O setor de serviços foi o que mais empregou no ano passado.

As usinas alagoanas prejudicadas pela estiagem deste período admitiram 1.017 pessoas, entretanto dispensaram mais cedo 2.670 trabalhadores. “As usinas que normalmente fecham o ano com saldo positivo, chegaram ao fim de 2005 com um déficit de 1.663 vagas, isto é lamentável para Alagoas”, afirma o delegado regional do Trabalho, Ricardo Coelho.

O destaque do ano foi o setor de serviços (turismo, educação, informática, vigilância e limpeza) que encerrou o ano com saldo de 3.057 vagas. De acordo com Ricardo Coelho, o número de condomínios em Alagoas e o elevado índice de crescimento no setor de informática são os responsáveis pelo acréscimo. Ainda segundo o delegado, muitos outros postos de trabalho estão sendo criados em janeiro por força do termo de ajuste de conduta dos condomínios que criou mais um turno de trabalho para a categoria.

O comércio e a construção civil também mostraram um saldo positivo de contratações, destaque para os novos supermercados e para o período de fim de ano que abre vagas para milhares de trabalhadores. A agropecuária, o setor de administração pública e a indústria extrativa mineral também fecharam 2005 com contratações acima de demissões.

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos