Livre-se do "peso morto" da mochila das crianças

Depois de receber a lista do material escolar e comprá-lo, os pais vivem um novo impasse: como fazer com que as crianças ou adolescentes levem todo aquele peso sem prejudicar a coluna?

Se os médicos dizem que as crianças não devem carregar mais de 10% de seu peso corporal e a escola não disponibiliza um armário para o aluno, o caminho é improvisar.

Embora o sintoma mais freqüente causado pelo excesso de peso na coluna vertebral seja a dor na costas, no pescoço ou nos ombros, a mochila pode causar distensões musculares, fraturas ou alterações permanentes de postura, como a famosa "corcunda".

Como crianças e adolescentes estão em fase de crescimento, as mochilas pesadas podem até lesionar as placas de crescimento dos ossos, fazendo com que os pequenos deixem de crescer.

"Limitar o crescimento da criança é algo raro, as queixas de dor e a má postura são os principais danos causados pelas mochilas pesadas. Os pais devem exigir que as escolas disponibilizem os armários", alerta o professor assistente de Ortopedia Pediátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Alexandre Francisco Lourenço.

Pensando na saúde das crianças, a ONG ProTeste dá uma série de dicas para "refrescar" o peso das mochilas. A mais simples é trocar os cadernos pelo fichário e levar à escola as novas folhas apenas.

Leia abaixo dicas propostas pela ONG ProTeste

1. Alerte as crianças para que não usem uma alça apenas da mochila, pois assim o peso fica sobrecarregado em um dos ombros.

2. Disponha os livros e outros materiais de uma maneira que não fiquem soltos na mochila, provocando movimentos de desequilíbrio e sobrecarga de impacto. Parte do material mais leve pode até ser levado na mão, uma forma de equilibrar o peso.

3. Nas mochilas com rodas, é preciso cuidado com a alça do carrinho, que deve estar a uma altura apropriada. A coluna da criança deve estar reta ao puxá-la. Isso evita a má postura.

4. As mochilas devem ser do tamanho da criança e ajustar-se totalmente à coluna, ficando encostada e sem folga. Uma mochila solta pode puxar o corpo para trás e forçar os músculos, além de fazer a criança curvar os ombros para facilitar o equilíbrio da pasta sem apoio.

5. O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva da zona lombar. Nunca deve ficar a mais de 10 cm abaixo da região da cintura da criança.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos