Especialistas prevêem queda na inflação, revela pesquisa do Banco Central

Após duas semanas com previsão de elevação, os especialistas estimam uma pequena redução na inflação para este ano. A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 4,60% frente aos 4,61% da semana anterior de acordo com o Boletim Focus. O IPCA é o índice que o governo usa para fixar a meta oficial de inflação, que este ano é de 4,5%.

O Boletim Focus divulga semanalmente a pesquisa realizada pelo Banco Central com uma centena de analistas de mercado e instituições financeiras. Nesta semana, a expectativa dos entrevistados para grande parte dos índices se manteve estável, como a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, que há cinco semanas é estimada em 15% no fechamento do ano.

A expectativa do índice dos preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros) também se manteve em 4,5%. Já a projeção para as exportações aumentou com a previsão de saldo da balança comercial passando de US$ 38,7 para US$ 39.

Os analistas estimaram estabilidade para os preços do mercado atacadista, mantendo o prognóstico da pesquisa anterior. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) em 4,86%, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) em 4,85%. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) continua em 4,62%. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), repete o estimado há 39 semanas, 3,5%.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos