IMA estuda impacto ambiental causado por usina

O Instituto do Meio Ambiente se encontra – neste momento – na Unisa Santa Clotilde, pertencente ao grupo Oiticica, para fazer um estudo do impacto ambiental causado pelo vazamento de vinhoto, ocorrido ontem. O produto químico conseguiu chegar até o sistema de abastecimento de água Pratagy, prejudicando várias localidades da Grande Maceió.

O vinhoto é a resina do álcool não fermentado e segundo o presidente da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Água de Alagoas (Casal), Jorge Briseno, o produto é tóxico e para evitar maiores problemas, a companhia decidiu paralisar as atividades do sistema Pratagy.

Briseno recomendou que as pessoas que residem em áreas abastecidas pelo Pratagy fizessem um racionamento até o problema ser sanado. Briseno não deu previsão para isto. O vazamento foi identificado pela própria Casal. Devido ao problema, o abastecimento fica prejudicado nos bairros de Ponta Verde, Benedito Bentes, Pajuçara, Cruz das Almas, Jatiúca, Centro, Jacintinho e Feitosa.

De acordo com o assessor técnico do IMA, Alder Flores, a responsabilidade já foi detectada e é da Usina Santa Clotilde. “Estamos colhendo amostras para saber a gravidade do fato e partir de um relatório definir quais as medidas cabíveis, mas os culpados já foram identificados”, colocou Flores. A Casal avaliou a situação como sendo “muito grave”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos