Uncisal abre vagas para cursos de mestrado e especializações

A Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal) está com inscrições abertas até o dia 24 deste mês, para cinco novos cursos de mestrado e mais dez de especialização. As inscrições devem ser feitas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da instituição, no 3º andar.

De acordo com o pró-reitor Guilherme Pitta, o papel maior da universidade de ensino, pesquisa e extensão tem se traduzido na nova proposta da primeira universidade pública de Alagoas, com a abertura de novos campos de atuação e capacitação de professores.

Os cursos, segundo Pitta, buscam preencher as carências de titulação nessas áreas, uma vez que a Uncisal se comprometeu com o Ministério de Educação (MEC), após vistoria para a sua transformação em universidade, de qualificar, em três anos, 40% dos professores com mestrado e doutorado. “A meta do reitor André Falcão é atingirmos 70% dos professores, alcançando o topo de excelência para nossa região”, ressaltou.

Diversas propostas fazem parte do novo projeto da Uncisal. Uma delas é a criação da universidade aberta da terceira idade, a ser implantada em maio, proporcionando que pessoas com mais de 60 anos recebam lições de vida em áreas como terapia ocupacional, saúde e esporte. E a junção da Unidade de Emergência e do hospital José Carneiro em um grande hospital clínica.

“Nesse primeiro semestre vamos realizar um curso de alto nível em gestão apenas para o reitor, vice-reitor, coordenadores e pró-reitores para que possamos aprender definitivamente a fazer projetos. Esse é um dos caminhos para conseguirmos a liberação de recursos do MEC”, explicou o pró-reitor.

Guilherme Pitta disse ainda que as deficiências do hospital José Carneiro estão sendo encaradas de forma direta e decisiva e a junção dos hospitais é uma saída. Com a união das duas unidades vários serviços irão funcionar nos dois lugares, melhorando o atendimento à população, além da economia que será gerada, com a redução de custos.

Parceria

A Uncisal é parceira da Universidade Federal de Alagoas no projeto de oncologia. Juntos irão viabilizar, nesses próximos seis meses, o funcionamento do acelerador linear que já está pronto e vai funcionar do Hospital Universitário, onde fará a parte de radioterapia do tratamento de câncer. O hospital José Carneiro será responsável pelos cuidados com a dor, cuidados paliativos e cirurgia.

“O Hospital José Carneiro fará a parte inicial de oncologia, com o objetivo de preparar o ambiente para que seja inserido o tratamento pela Uncisal e Ufal. Estamos ampliando nossas metas para atingirmos o objetivo da universidade e acompanharmos as necessidades da comunidade que, em sua maioria, depende do Sistema Único de Saúde (Sus). Queremos caminhar para serviços de excelência, de alta complexidade, com transplante de medula óssea”, finalizou o pró-reitor.

Preenchendo os requisitos, qualquer interessado pode se inscrever nos cursos de mestrado da Uncisal nas áreas de enfermagem, pediatria, reabilitação, distúrbio da comunicação humana e ciências da saúde, completando dez na instituição.

Em especialização já existem dez cursos e estão sendo oferecidas vagas mais dez nas áreas de saúde mental, psicomotricidade, psiquiatria clínica, especialização em saúde da família, clínica médica, urgências e emergências médicas, gestão em assistência farmacêutica, enfermagem em nefrologia, fisiologia do esforço aplicada ao treinamento e à saúde e bases fisiológicas da atividade física personalizada.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos