Festival apresenta diversidade da música alagoana

Dos leves acordes do som instrumental ao estilo crítico das ruas, o Festival VerAMúsica apresenta nos próximos dias 14, 15 e 16, no corredor cultural Vera Arruda, Jatiúca, a diversidade da música alagoana. Realizado pela Secretaria Executiva de Cultura (Secult), o festival reúne nomes como Fernando Nunes, Wilma Araújo, Júnior Almeida e Vitor Pirralho, entre outros músicos de grande talento.

“A proposta é levar ao público uma mostra do que Alagoas está produzindo no cenário musical e esta produção, sem dúvida, é riquíssima. Temos bons instrumentistas, intérpretes, compositores; músicos talentosos que realizam trabalhos de qualidade, o que nos dá uma excelente diversidade musical e projeta Alagoas no cenário nacional”, diz Eduardo Bomfim.

Além de apresentar 12 músicos da terra, o festival homenageia a estilista Vera Arruda, com o desfile da Coleção de Carnaval do estilista James Rodrigues, e o roqueiro Beto Batera, que sobe ao palco no primeiro dia do evento. A programação inclui, também, o lançamento de duas versões do Hino de Alagoas, produzidas pelo rapper Vitor Pirralho e pelo Poeira Nordestina.

da terra

Em momentos importantes de nossa história, como na ditadura militar da década de 60, a música foi instrumento para criticar e denunciar as mazelas sociais. Algumas décadas depois e em meio a novos ritmos, a música continua desempenhando este papel. Basta ouvir o rap de Vitor Pirralho para saber que se passa e se pensa nas periferias da cidade. “O som é uma mistura de rock, rap e de outros estilos da música brasileira. As letras surgem através do contato diário, dos acontecimentos, da realidade, aliada à idéia da antropofagia, do encontro de diversas culturas”, diz o rapper, que sobe ao palco do festival no dia 16.

Na contramão do rap, a melodia da bossa nova e da MPB surge através da voz da cantora Leureny. “O mérito deste festival é a diversidade e a apresentação do melhor da produção alagoana. São vários músicos e estilos com grande qualidade. Além de mostrar ao povo da terra, é uma oportunidade de apresentar aos turistas a nossa música”, ressalta a cantora, acrescentando que vai interpretar Tom Jobim, Chico Buarque, Djavan e algum guerreiro.

Também valorizando o som local, o instrumentista Fernando Nunes pretende resgatar um pouco da música da cultura popular. “A intenção é resgatar a sonoridade dos ícones de nossa cultura, como o guerreiro e o coco. Pretendo, ainda, transportar para o instrumental a música Minha Sereia, de Carlos Moura, e outras músicas conhecidas para poder interagir com o público”, planeja Fernando.

Programação

DIA 14 (Terça-Feira)

19H – Quarteto a La Sax, do Maestro Almir Medeiros

20H – Toni Augusto

21H – Ricardo Lopes

22H– Fernando Nunes

23H – Beto Batera (Homenageado)

DIA 15 (Quarta-Feira)

19H – Em homenagem à Vera Arruda, desfile da coleção de carnaval do estilista James Rodrigues.

20H – Fernanda Guimarães

21H– Wilma Miranda

22H – Wilma Araújo

23H – Leureny

DIA 16 (Quinta-feira)

19H– Júnior Almeida

20H – Vitor Pirralho

21H– Macleim

22H – Poeira Nordestina

Fonte: Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos