Botafogo vence América e leva Taça Guanabara

O Botafogo espantou a "zebra" e, de virada, conquistou a Taça Guanabara. Neste domingo, a equipe alvinegra venceu o América por 3 a 1, no Maracanã, e manteve o rival no jejum de taças, que dura desde 1982.

O título garantiu o vencedor na decisão do Estadual do Rio, e a possibilidade de conquistar o troféu de forma direta caso vença o segundo turno. Assim como aconteceu na semifinal contra o Americano, o time de General Severiano saiu atrás no placar, mas reverteu o placar adverso com gols de Scheidt, Dodô e Zé Roberto.

Se depender do retrospecto histórico, a torcida alvinegra pode ficar otimista. Nas três vezes anteriores em que tinha vencido a Taça Guanabara (1967, 1968 e 1997), o Botafogo conquistou também o Estadual,

A conquista valoriza o trabalho de Carlos Roberto. Ele iniciou o ano sob a pecha de ser um treinador sem sucesso no futebol brasileiro e aos poucos reverteu o quadro. "O começo foi muito bom e me lembra a minha trajetória como jogador", afirmou.

Outro símbolo da campanha botafoguense, o lateral Ruy sequer pôde dar a volta olímpica por causa de fortes dores no tornozelo esquerdo. Mas, aos prantos, ele vibrou: "Foi a conquista mais emocionante, mais sacrificante. Dizem que um jogador não deve entrar em campo sem estar 100%, mas desta vez valeu o sacrifício".

A nova vitória do Botafogo sobre o América repete o ano de 1967. Na última (e até então) única vez que decidiram a Taça Guanabara, o clube alvinegro venceu por 3 a 2.

Derrotado neste domingo, o time rubro perdeu a oportunidade de terminar com os quase 24 anos sem títulos. Mas o trabalho de Jorginho devolveu o clube às manchetes e a perspectiva para o restante do ano é positiva. Antes mesmo do desfecho deste jogo, o presidente do clube, Reinaldo Mathias, já afirmara que o objetivo principal do ano é a conquista da vaga na série C e a posterior promoção à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos