Gestores municipais parcipam de oficina sobre tratamento da água

O Instituto Eco-Engenho, no âmbito do Programa Energia e Desenvolvimento da Usaid-Brasil, e o Centro de Tecnologias Sociais para Água e Saneamento (Cawst), organização não-governamental canadense, promovem hoje a Oficina “Tratamento domiciliar de água para consumo humano”. O evento, que conta com o apoio do Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred) e da Secretaria Executiva de Saúde, terá início às 8h30, no Pajuçara Hotel, situado à Rua Antônio Gouveia, na Pajuçara.

A oficina, que será ministrada pela representante da Cawst, Andréa Roach, é destinada aos secretários de Saúde dos 18 municípios contemplados no projeto de construção de 1.500 cisternas nas regiões do Semi-Árido e do Agreste, além de representantes de ongs e órgãos públicos que lutam em defesa da água e do meio-ambiente, a exemplo da ASA, Visão Mundial, Cáritas, Ufal e Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, entre outros.

O objetivo é preparar os secretários de Saúde para serem multiplicadores junto aos profissionais que farão a capacitação das famílias beneficiadas com cisternas, sobre o melhor aproveitamento da água potável, bem como aproveitar o poder de decisão dessas autoridades para influenciar na política de tratamento de água nos seus municípios.

Segundo o presidente do Eco-Engenho, José Roberto Fonseca, a Cawst é uma organização humanitária canadense que realiza treinamento tecnológico e consultoria profissional em água e saneamento, com objetivo de ajudar a construir a capacidade das organizações no desenvolvimento mundial para atender as necessidades das comunidades com água de boa qualidade. Os serviços da Ong incluem: treinamento e educação comunitária sobre água, consultoria, construção de redes, além de avaliação técnica e de programas.

A capacitação das famílias beneficiadas com as cisternas é parte essencial para o sucesso do projeto. Segundo Genilda Leão, a experiência vem demonstrando que somente o envolvimento das famílias, com a devida conscientização e orientação, garante a adequada utilização da cisterna e a maximização dos benefícios dela decorrentes.

O treinamento desenvolvido pela entidade canadense é centrado numa metodologia interativa e participativa. O programa abrange temas como a introdução aos métodos de tratamento da água, informações a respeito da situação da água no Brasil e no mundo, armazenamento seguro da água e tratamento comunitário X domiciliar.

Em outro momento, será enfocada a transferência de tecnologia e desafios, destacando o modelo Cawst e os treinamentos que atendem aos vários papéis de um programa de tratamento domiciliar da água; exemplos de projetos no Brasil, concluindo com um exercício em grupo sobre o que é que preciso fazer para ajudar aos mais necessitados a terem água de boa qualidade e melhor saúde.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos