Convênio entre Sefaz e BNB abre linha de crédito para aquisição de ECF

O Banco do Nordeste do Brasil – BNB acaba de firmar parceria com a Secretaria Executiva de Fazenda (Sefaz) para financiamento do emissor do cupom fiscal, equipamento obrigatório para empresas que vendem mercadorias ou bens a varejo ou prestam serviços tributados pelo ICMS.

A linha de crédito lançada pelo BNB para este fim possui taxa de juros fixa a partir de 8,75% ao ano, com 60 meses de prazo de pagamento. Sobre os juros incide ainda um bônus de 15% para quem pagar em dia suas parcelas.

O formulário para o financiamento bem como as regras e documentos necessários estão disponibilizados no site da Sefaz (www.sefaz.al.gov.br). Mais informações também podem ser obtidas na Agência Centro do BNB na rua Melo Morais, nº 165 – Centro – Maceió-AL, fone: (82) 3216-4541.

Segundo dados da Sefaz, atualmente em Alagoas cerca de 2.600 contribuintes operam sem o emissor. Estas empresas estão sujeitas à multa de 1% do valor de todas as operações de saída efetuadas no período em que elas deveriam usar o equipamento, independente de terem emitido outro documento fiscal.

Para o secretário estadual de Fazenda, Eduardo Henrique Ferreira, o emissor de cupom fiscal (ECF) é também um equipamento agregado à automação comercial com a vantagem de proporcionar eficiência na contabilidade e na administração diária do estabelecimento permitindo, inclusive, o preenchimento de cheques, autenticação de documentos, transferência eletrônica de fundos em conjunto com a solução (TEF), etc. “Em um único investimento a empresa poderá adquirir um equipamento que atenda à legislação fiscal e uma ferramenta de gestão de negócios.

A linha de crédito aberta pelo BNB tende a ser um recurso avançado para os empresários alagoanos, já que a partir da adequação ao sistema utilizado pela Sefaz será possível aumentar os próprios ganhos financeiros”, assegura o secretário.

Segundo Ferreira, a obrigatoriedade de uso de ECF não deve ser vista como um obstáculo imposto pelo governo. “É uma oportunidade para que as empresas comecem a utilizar a tecnologia para automatizar seus negócios a preços acessíveis e com facilidades de financiamento, ganhando ferramentas que possibilitem agilizar o atendimento aos clientes e o controle gerencial das suas vendas”, observa.

Para o superintendente estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva Santos, a parceria vai beneficiar principalmente às micro e pequenas empresas do Estado, que passarão a operar em obediência às normas e procedimentos legais. “Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o que permite a contratação com juros bastante competitivos no mercado”, ressalta o superintendente.

Fonte: Sefaz

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos