Governo apresenta plano de ações de complexo estuarino lagunar Mundaú – Manguaba

Com a presença do governador Ronaldo Lessa e do secretário nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Serra, será apresentado na segunda-feira o Plano de Ações e Gestão Integrada do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú/Manguaba. O plano, que será apresentado a partir das 9 horas no Maceió Mar Hotel, traz um diagnóstico dos problemas e soluções para o complexo, que ao longo dos anos vem sendo alvo de degradação ambiental.

Realizado por uma consultoria contratada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Naturais, o plano aponta os fatores indutores da atual situação das lagoas, que são a ocupação desordenada, falta de consciência ambiental das comunidades e de monitoramento, fiscalização e de políticas ambientais.

De acordo com os estudos, a degradação ambiental resultou no lançamento de efluentes sanitários e industriais, exploração indiscriminada dos recursos hídricos, práticas inadequadas de pesca e deficiência na coleta de resíduos, entre outros problemas. Tudo isso resultou no assoreamento acelerado do complexo e na redução do estoque pesqueiro.

Para fazer o diagnóstico do CELMM foi formado inicialmente um Grupo de Trabalho Técnico (GTT) que acompanhou a elaboração do estudo, que teve investimentos da ordem de R$ 1 milhão, recursos contratados pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos