Abílio assina acordo com empresa chinesa

Financiamento do saneamento de Maceió pode sair com aval de Brasília

O governo de Alagoas deverá elaborar e apresentar à China National Machinery & Equipament Import & Export Corporation-Cmec, até a primeira quinzena de abril, um relatório contendo todas as especificações referentes ao sistema de saneamento básico de Maceió. Foi o que ficou formalizado em acordo preliminar assinado em Pequim entre o vice-governador Luis Abílio e os dirigentes da empresa chinesa, que enviará à capital alagoana uma equipe técnica para dar continuidade aos entendimentos.

O custo total do projeto de saneamento básico da cidade de Maceió foi estimado em mais de 160 milhões de dólares. O vice-governador Luis Abílio defendeu perante o presidente da Cmec, Jiang Hongzhou, que o Estado se limitasse à concessão da exploração tarifária como contrapartida pela implantação do serviço. “Deixei bem clara a dificuldade existente para captar financiamento em razão do endividamento público”, informou Abílio. A Cmec já se comprometeu viabilizar pelo menos 85% dos recursos da obra a título de empréstimo.

Ficou estabelecido no acordo preliminar que o governo de Alagoas irá pleitear o aval do Ministério da Fazenda, a fim de que a alternativa de captação direta de recursos possa acontecer. “Vamos mobilizar as forças políticas e reivindicar o apoio direto de Brasília para realizar esse empreendimento, que significa mais qualidade de vida para o nosso povo”, argumentou o vice-governador.

Os dirigentes da Cmec transmitiram a Luis Abílio que o governo chinês vai manifestar ao governo brasileiro interesse pelo contrato de financiamento da obra de saneamento de Maceió. A Cmec é uma empresa estatal e possui notoriedade em diversos países pela sua experiência na área de engenharia. Vai ser perseguido, portanto, um caminho de financiamento direto para a Casal realizar e explorar o novo sistema de saneamento a ser implantado.

Nessa linha de obtenção de recursos a serem emprestados diretamente ao Estado pela Cmec, o vice-governador testemunhou o apoio do Ministério do Comércio Exterior da China, em cuja sede manteve audiência com dirigentes da pasta. O secretário extraordinário Germano Regueira, que também integrou a comitiva oficial, informou que o Estado vem buscando a construção de outro modelo pelo qual outro parceiro no campo da iniciativa privada recepcione os recursos, realize a obra e receba a concessão para a exploração do serviço.

A Cmec tem conhecimento do trabalho que o governo de Alagoas vem realizando em prol da melhoria da infra-estrutura do Estado. Há alguns meses, uma comitiva da empresa chinesa esteve em Maceió, onde se reuniu com o vice-governador Luis Abílio e recebeu informações acerca do trabalho da Casal. Ao saber que Abílio cumpriria agenda oficial na França, a Cmec decidiu custear todo o deslocamento da comitiva governamental para Pequim e agilizar assim a assinatura do acordo preliminar.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos