Governador inaugura na sexta o novo palácio dos Palmares

O governador Ronaldo Lessa inaugura na próxima sexta-feira, às 9 horas, o Palácio República dos Palmares, que abrigará as unidades administrativas do governo do Estado.

A obra, orçada em R$ 6 milhões, faz parte do projeto do governo de trazer a administração estadual para o entorno do Palácio Marechal Floriano Peixoto e engloba a recuperação da praça e prédios onde funcionarão os órgãos públicos.

Durante a solenidade, o governador receberá as honras militares; logo após haverá o desenlace da fita e descerramento da placa inaugural. O nome do palácio é uma homenagem do governo do Estado a Zumbi dos Palmares.

Segundo o coordenador do Centro Administrativo, Ricardo Vieira, o prédio foi construído com o intuito de facilitar o processo administrativo, o acesso entre os secretários, reduzir custo e tempo, tanto do ponto de vista governamental quanto da população alagoana. “A obra conta com uma estrutura moderna, com vãos livres e sem alvenaria, pele de vidro e salas com divisórias”, comentou o coordenador.

O Palácio da República dos Palmares abrigará as secretarias Geral de Governo e de Gestão Colegiada, o Gabinete Civil, a Superintendência do Cerimonial, uma sala de reunião dos Conselhos, o Salão de Despachos, um auditório, o gabinete do governador e uma sala de imprensa, que receberá o nome do jornalista Ari Cipolla. Cada setor receberá denominações referentes a personalidades e mocambos da República dos Palmares.

História

A República de Palmares agrupava mais de 20 mil pessoas. Sua economia era auto-sustentável. A tendência dos quilombos era reproduzir a sociedade original de onde tinham vindo.

Várias expedições militares foram enviadas para eliminar o quilombo. Todas foram derrotadas pela astúcia dos negros. Um dos reis de Palmares foi Ganga Zumba e o último foi Zumbi, o herói e símbolo da luta pela liberdade dos negros.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos