Operação Pipa dsitribui água para municípios do sertão alagoano

Castigados pela seca há alguns meses, 30 municípios do sertão alagoanos irão receber a partir de hoje, água potável através da Operação Pipa, promovida pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). Até o presente momento, 25 municípios estão preparados para serem atendidos pela ação.

Segundo o coordenador da operação, capitão Márcio Costa, apenas cinco cidades da região de Santana do Ipanema não foram atendidas ainda devido à dificuldade de encontrar os caminhões de água para a localidade. “Entramos em contato com a AMA, que se encarregou de solucionar o problema junto com os prefeitos dos cinco municípios” diz.

Os municípios beneficiados são: Água Branca, Craíbas, Estrela de Alagoas, Major Izidoro, Monteirópolis, Olho D´água das Flores, Olivença, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Lage, Senador Rui Palmeira, Traipu.

Os caminhões de água, os chamados “pipeiros”, irão realizar o abastecimento dos tanques nos postos CASAL mais próximos ao município atendido. Os profissionais que irão atuar nesta operação foram cadastrados no 59ºBIMtz, e tiveram seus veículos vistoriados.

Para que nenhum problema aconteça, cerca de 20 militares do Exército percorrerão todo o Estado de Alagoas, fiscalizando a operação, e detectando os possíveis problemas. A qualidade da água é de responsabilidade da CASAL. O tempo estimado para esta operação é de dois meses.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos