Movimentos lutam contra invisibilidade da mulher

Alagoas24horasCristina Buarque é uma das homenageadas com a comenda Nise da Silveira

Cristina Buarque é uma das homenageadas com a comenda Nise da Silveira

A presença da mulher na sociedade aumentou, mas uma das queixas dos movimentos feministas é a pequena participação da mulher na política. Para chamar a atenção da sociedade, na caminhada desta tarde, centenas de participantes utilizaram apitos.

“É para que notem a presença da mulher na sociedade. Somos discriminadas e precisamos mudar isso. Neste ano, viemos com o tema da invisibilidade da mulher na política”, disse a secretária epecializada da Mulher Vanda Menezes.

O tema é inspirado no projeto Mulher e Democracia do Nordeste, que é promovido pela economista Cristina Buarque. “Hoje a mulher evoluiu, mas tem pouca participação na política, somente 12% de todos os políticos são mulheres e por isso a sociedade cultua o neo-liberalismo e o consumismo”, disse Buarque.

Nesta noite, às 19h, Cristina Buarque será uma das homenageadas com a comenda Nise da Silveira, que será entregue no Pontal da Barra, antes da pré-estréia do filme Mulheres do Brasil.

A comenda também será entregue a jornalista Bleine de Oliveira; a assistente social Abgail Paschoa Alves; a jornalista e diretora do filme Mulheres do Brasil, Maria Lúcia Toledo de Martino (Malu de Martino), e a assistente social e secretária executiva de Economia Solidária, Trabalho e Renda, Nadia Rodrigues.

Também serão homenageadas a arquiteta Zélia de Melo Maia Nobre; Maria Aparecida Batista, historiadora e professora da Universidade Federal de Alagoas; a assistente social e secretária Gestora do Fundo de Microcrédito de Alagoas (Funcred), Genilda Leão; a advogada e coordenadora de Políticas da Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social, Magali Pimentel, e a cantora Wilma Miranda.

Amanhã, às 10h, será lançada a exposição “Superando a Invisibilidade da Mulher na Política Alagoana”, que visa mostrar e homenagear cerca de 40 mulheres que atuaram na política.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos